Matemática Aplicada à Engenharia II

As metodologias de ensino são essencialmente o método expositivo e inquisitivo, nas aulas teórico-práticas, com a introdução dos conceitos e técnicas, acompanhadas de exemplos e da resolução de exercícios, sempre que possível associados a dados reais com aplicação na área de engenharia.
Nas aulas prático-laboratoriais os alunos resolvem exercícios,em grupo ou individualmente, de aplicação dos temas abordados,utilizando ferramentas informáticas em laboratório sempre que se justifique.
Além disso,é feito o acompanhamento dos alunos,através do esclarecimento de dúvidas teóricas e da resolução de exercícios quer nas aulas quer nas horas de atendimento.

Objetivos: Perceber como é importante em muitos problemas de engenharia estabelecer uma relação entre um conjunto de variáveis. Estabelecer o modelo de regressão mais conveniente para um conjunto de dados reais.
Conhecer métodos para encontrar a solução de um problema de optimização.
Comp. Genéricas: Aplicação de conhecimentos e compreensão; Auto-aprendizagem; Espírito crítico e interpretação de resultados. Comunicação. Capacidade de trabalhar em grupo.
Comp. Específicas: Aprender a usar a técnica de regressão, modelos de regressão linear simples, múltipla e não linear. Saber utilizar o método dos mínimos quadrados na estimação dos parâmetros dos diferentes modelos. Usar intervalos de confiança e testes na regressão. Compreender o significado do coeficiente de determinação. Saber usar os métodos de selecção de regressores. Saber usar os algoritmos com vista à solução de um problema de programação linear. Ser capaz de usar ferramentas informáticas para aplicação das técnicas aprendidas.

Módulo I: Regressão
Revisão de alguns modelos de probabilidade importantes na inferência estatística.
Testes de hipóteses. Testes paramétricos. Testes não paramétricos. Testes de ajustamento.
Regressão linear simples. Regressão linear múltipla. Regressão linear no SPSS.
Outros modelos de regressão.
Módulo II: Introdução à Teoria dos Sistemas e suas Aplicações.
Aplicações de Teoria dos Sistemas em Engenharia Civil.
Programação linear: formulação e resolução de problemas lineares. Método Simplex (caso geral e casos
particulares). Simplex revisto e análise de sensibilidade.
Exemplos dos métodos apresentados na resolução de problemas de planeamento e gestão em Engenharia
Civil. Utilização do Suplemento Solver da Microsoft Excel.