Meios de Comunicação não Oral I

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais sobre a importância da comunicação e de algumas patologias relacionadas com as dificuldades de comunicação.

Métodos de Ensino

Ensino expositivo, demonstrativo e ativo, em grupo.
Serão analisados e discutidos vídeos, experimentados role-play, e explorados materiais relacionados com a
comunicação aumentativa e alternativa.
Será valorizada a participação nas atividades práticas e discussões de grupo realizadas nas aulas, assim como, a
realização de um trabalho de grupo, em 20% da nota final. Será realizada uma frequência sobre os conteúdos
programáticos lecionados à qual corresponde 80% da nota final.

Resultados de Aprendizagem

– Melhorar a comunicação com pessoas com dificuldades comunicativas;
– Conhecer e caraterizar diferentes formas de comunicação humana;
– Melhorar a comunicação verbal e não verbal e conhecer tecnologias de apoio para a comunicação;
– Perceber a especificidade da comunicação na multideficiênciae na gerontologia.
– Identificar indivíduos com dificuldades de comunicação e compreender as suas dificuldades.
– Conhecer meios de comunicação não-oral (aumentativa e alternativa) e estratégias facilitadoras para uma
comunicação efetiva.

Programa

– Apresentação da unidade curricular, definição de datas e metodologias de avaliação – 2h
– Noções básicas de comunicação humana, linguagem, língua e fala -4h
– Comunicação Não Verbal: funções e caraterísticas -3h
– Comunicação aumentativa e alternativa: história e conceitos gerais -3h
– Classificação e funções dos sistemas de comunicação aumentativa e alternativa -3h
– Tecnologias de Apoio para a comunicação -3h
– Componentes da linguagem afetadas em pessoas com multideficiência -4h
– Tipos de utilizadores e critérios de utilização -5h
– Papel do interlocutor: competências de conversação -3h
– Envelhecimento normal vs envelhecimento patológico: comunicação, linguagem e fala na gerontologia -3h
– Patologias mais frequentes da comunicação, linguagem e fala no adulto: afasia, disartria, dispraxia -3h;
– Importância da avaliação: diagnóstico diferencial -3h
– Estratégias de facilitação da comunicação -3h
– Meios de comunicação aumentativa e alternativa para adultos -3h

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Beukelman, D et al. Augmentative and Alternative Communication for Adults with Acquired Neurologic Disorders.
Baltimore: Oaul H. Brookes Publishing Co., 2000
DOWNING, J. Teaching Communication Skills to students with Severe Disabilities. Baltimore: Paul H. Brookes
Publishing Co., 1999
GLENNEN, S et al. Handbook of Augmentative and Alternative Communication. London: Singular Publishing G,
1997
MARTINS, M et al. Para uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa. Lisboa: Ed.Caminho, 1994
PEÑA-CASANOVA, J. Manual de Logopedia. Barcelona: Ed. Masson – 3ª ed., 2001
PIRES, J. Profundis Valsas Lentas. Dom Quixote, 1998
SACKS, O. O Homem que Confundiu a Mulher com um Chapéu. Relogio d`Agua, 1985
SACKS, O. Vejo uma Voz: Uma Viagem ao Mundo dos Surdos. Relógio d`Agua, 2011
SIM-SIM, I. Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa: Universidade Aberta, 1998
TETZCHNER, S et al. Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto: Porto Ed., 2000