Meios de Comunicação não Oral II

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Ensino expositivo, demonstrativo e ativo, em grupo.

Serão analisados e discutidos  vídeos sobre as diferentes temáticas abordadas na UC e explorados artigos e textos relacionados com o Surdo (testemunhos reais). A análise de documentos (artigos, testemunhos, entre outros) que pretende facilitar ao aluno uma visão mais holística e diversificada acerca da posição do Surdo na sociedade e das suas necessidades.
Será valorizada a participação nas atividades práticas e discussões de grupo realizadas nas aulas, assim como, a realização de trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

– Conhecer aspetos relacionados com a socialização do Surdo em Portugal e no Mundo: desde da vida escolar até à vida profissional.

– Adquirir  conhecimento sobre a surdez e a Língua Gestual Portuguesa (LGP).

– Adquirir competências para lidar de forma eficaz com  a população Surda.

Programa

– Apresentação da unidade curricular e definição de datas e metodologias de avaliação – 1h

– História dos Surdos em Portugal e no Mundo; 4h

– Aspetos fundamentais da caraterização da pessoa surda; 5h

– Aspetos sobre a socialização do surdo: vida escolar à vida adulta; 3h

– Origem da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas visuais – 3h

– Aspetos básicos da Língua Gestual Portuguesa; 5h

– A pessoa Surda e a Língua Gestual Portuguesa; 4h

– A pessoa Surda e a Língua Portuguesa; 3h

– Língua Portuguesa/Língua Gestual Portuguesa/ Português Gestualizado; 3h

– Estratégias facilitadoras da comunicação com surdos; 3h

– O implante coclear e o constructo surdo; 3h

– Apresentação oral do trabalho de grupo – 3h

– Testemunhos de personalidades sobre os conteúdos programáticos – 3h

– Avaliação escrita – 2h 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO