Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Ensino expositivo, demonstrativo e ativo, em grupo.
Serão analisados e discutidos vídeos sobre as diferentes temáticas abordadas na UC e explorados artigos e textos relacionados com o Surdo (testemunhos reais). A análise de documentos (artigos, testemunhos, entre outros) que pretende facilitar ao aluno uma visão mais holística e diversificada acerca da posição do Surdo na sociedade e das suas necessidades.
Será valorizada a participação nas atividades práticas e discussões de grupo realizadas nas aulas, assim como, a realização de trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
– Conhecer aspetos relacionados com a socialização do Surdo em Portugal e no Mundo: desde da vida escolar até à vida profissional.
– Adquirir conhecimento sobre a surdez e a Língua Gestual Portuguesa (LGP).
– Adquirir competências para lidar de forma eficaz com a população Surda.
Programa
– Apresentação da unidade curricular e definição de datas e metodologias de avaliação – 1h
– História dos Surdos em Portugal e no Mundo; 4h
– Aspetos fundamentais da caraterização da pessoa surda; 5h
– Aspetos sobre a socialização do surdo: vida escolar à vida adulta; 3h
– Origem da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas visuais – 3h
– Aspetos básicos da Língua Gestual Portuguesa; 5h
– A pessoa Surda e a Língua Gestual Portuguesa; 4h
– A pessoa Surda e a Língua Portuguesa; 3h
– Língua Portuguesa/Língua Gestual Portuguesa/ Português Gestualizado; 3h
– Estratégias facilitadoras da comunicação com surdos; 3h
– O implante coclear e o constructo surdo; 3h
– Apresentação oral do trabalho de grupo – 3h
– Testemunhos de personalidades sobre os conteúdos programáticos – 3h
– Avaliação escrita – 2h
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO