Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos Básicos de Economia
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a aquisição pelos estudantes das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta na articulação de diversas metodologias: 1. Exposição oral; 2. Resolução de aplicações práticas (exercícios; análise de textos; estudos de caso); 3. Atividades de pesquisa orientada pelo docente.
Resultados de Aprendizagem
Os alunos que terminem com sucesso esta unidade curricular deverão:
1- Conhecer as particularidades dos mercados de produtos agrícolas
2- Compreender os mecanismos de formação dos preços agrícolas
3 – Perceber o papel dos agentes que intervêm no setor em Portugal
4 – Conhecer os objetivos e principais instrumentos das políticas agrárias
5 – Compreender a evolução histórica da Política Agrícola Comum e os seus principais instrumentos
6 – Utilizar dados estatísticos e outras fontes documentais, nacionais e internacionais, para elaborar relatórios sobre temas específicos ligados à agricultura
Programa
1.Mercados de produtos agrícolas
1.1. Características da procura e oferta de produtos agrícolas
1.2. Instabilidade dos preços agrícolas no curto prazo e no longo prazo
1.3. Imperfeições de mercado
1.4. Margens de comercialização e coordenação vertical
1.5. Coordenação horizontal e papel das organizações de produtores
1.6. Agricultura de pequena escala e mercados locais
1.7. Certificação de produtos agro-alimentares
1.8. Evolução das preferências dos consumidores em relação aos bens alimentares
2. Políticas Agrárias
2.1. Objetivos e instrumentos.
2.2. A Política Agrícola Comum
2.3. As políticas agrícolas em diferentes zonas do mundo
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Breidert, C., Hahsler, M., & Reutterer, T. (2006). A review of methods for measuring willingness-to-pay. Innovative Marketing, 2(4), 8–32.
Comissão Europeia (2012). Política Agrícola Comum: uma parceria entre a Europa e os agricultores. Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia.
Cooper, T.; Hart, K., & Baldock, D. (2009). The provision of public goods through agriculture in the European Union. Report Prepared for DG Agriculture and Rural Development. London: Institute for European Environmental Policy.
FAO. (2017). The future of food and agriculture: Trends and challenges.Rome.
Norwood, F.B., & Lusk, J.L. (2008). Agricultural Marketing and Price Analysis. Prentice Hall.
Pinheiro, A., & Carvalho, M. (2003). Economia e política agrícolas. Edições Silabo.