Metabolismo e Bioenergética Celular

São aconselhados conhecimentos dos conteúdos de:
– Química e Bioquímica
– Biologia
– Fisiologia Celular

O ensino teórico baseia-se na exposição oral apoiada por apresentações multimédia. Será dada a oportunidade aos estudantes para discussão, quando pertinente para os conteúdos a serem leccionados na aula, sendo as discussões moderadas pelo docente. Na exposição geral das matérias nas aulas teórico-práticas são apresentados exemplos de aplicação da matéria, sempre que adequado.
Discussão dos fundamentos dos trabalhos experimentais a realizar (no início das aulas experimentais) e dos resultados obtidos e sua interpretação (no final das aulas). Na componente teórico-prática, será proporcionado um espaço de discussão sobre os temas em estudo e respectiva aplicação noutros contextos, sendo os estudantes incentivados a procederem a uma leitura prévia da bibliografia recomendada.
Componente teórico-prática, que inclui uma componente laboratorial por módulo e discussão de artigos científicos.

1. Comparar e compreender diferentes vias anabólicas e catabólicas celulares existentes em seres vivos pertencentes aos três Domínios da Vida.
2. Compreender as vias de oxidação para obtenção de energia.
3. Integrar as várias vias metabólicas celulares.

1. Bioenergética celular
1.1. Bioenergética e Introdução ao Metabolismo.
1.2. Metabolismo de glúcidos: Glicólise e Neoglucogénese; Ciclo de Krebs; Complexos respiratórios, transporte electrónico e fosforilação oxidativa mitocondrial; Via das pentoses-fosfato; Via do ácido urónico; Biossíntese e degradação do glicogénio.
1.3. Metabolismo de lípidos: Catabolismo de ácidos gordos;
1.4. Catabolismo dos aminoácidos.
2. Vias metabólicas não oxidativas
2.1. Anabolismo de ácidos gordos; Biossíntese de triglicéridos, fosfoglicéridos e esfingolípidos; Biossíntese do colesterol e sua regulação: Biossíntese de derivados de colesterol: ácidos biliares e hormonas esteróides; Transporte de lípidos: metabolismo de lipoproteínas.
2.2. Metabolismo de compostos azotados: Biossíntese dos aminoácidos; Biossíntese e catabolismo das purinas: regulação; Biossíntese e catabolismo das pirimidinas. Biossíntese de ribo- e desoxirribonucleótidos.
2.3. Integração do Metabolismo.

Avaliação por Frequência
  • - Avaliação por Frequência - testes - 55.0%
  • - Avaliação por Frequência - apresentação de artigo - 10.0%
  • - Avaliação por Frequência - relatórios - 35.0%