Metodologia do Treino

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias utilizadas visam a autonomia no estudo e integração dos saberes T em contexto TP e PL. Ás aulas expositivas (T) sucedem-se aulas de apresentação de trabalhos realizados autonomamente seguindo estratégias de “descoberta guiada” (TP e PL).

 

A avaliação será realizada por frequência (AF) ou exame (AE) [200 pontos (p) = 20 valores].

AF

1) Teste escrito – 90 p

2) Trabalho TP 1 – 40 p

3) Trabalho TP  2 – 40 p

4) Participação nas aulas – 10 p

5) Participação em atividades complementares – 20 p

AE

1) O acesso à AE é reservado aos alunos que obtenham pelo menos 40 p no somatório dos itens 2 e 3 da AF.

2) A AE consta de uma prova escrita (200 p).

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os principais conceitos, modelos e métodos gerais de treino desportivo.

2. Conhecer os métodos de treino específicos de cada uma das componentes do treino.

3. Conhecer e saber aplicar conceitos, teorias e modelos de planeamento relacionados com: carreiras desportivas individuais, macrociclos, mesociclos e microciclos de treino.

4. Saber adaptar os planos de macrociclos, mesociclos, microciclos e as sessões de treino desportivo a diferentes idades e níveis de formação e prestação desportiva.

5. Conhecer as especificidades da metodologia do treino nos desportos individuais.

6. Conhecer as especificidades da metodologia do treino nos desportos coletivos.

Programa

1. Principais conceitos associados ao treino desportivo.

2. Princípios gerais e modelos explicativos dos efeitos do treino físico.

3. Componentes do treino desportivo.

4. Métodos gerais de treino.

5. Preparação física nos desportos coletivos e nos desportos individuais: métodos de treino específicos de cada uma das capacidades e subcapacidades físico-motoras.

6. Preparação técnica nos desportos coletivos e nos desportos individuais: objetivos e metodologias específicas.

7. Preparação tática nos desportos coletivos e nos desportos individuais: objetivos e metodologias específicas.

8. Planeamento e periodização no treino nos desportos coletivos e nos desportos individuais.

8.1. Elaboração de planos de macrociclos, mesociclos e microciclos de treino.

9. A sessão de treino desportivo.

9.1. Elaboração de planos de sessão de treino desportivo para os desportos coletivos e para os desportos individuais.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Frequência - 45.0%
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%
  • - Atividades complementares - 10.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bompa, T., & Haff, G. (2009). Periodization: Theory and Methodology of Training. Champaign: Human Kinetics.

Castelo, J. (2000). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: FMH.

Fox, E., & Mathews, D. (1986). Bases Fisiológicas da Educação e dos Desportos. Rio de Janeiro: Guanabara.

Gomes, A. (2010). Carga de treinamento nos esportes. Londrina: Sport Training.

Manno, R. (1991). Fundamentos del entrenamiento deportivo. Barcelona: Paidotribo

Martins de Carvalho, A. (2004). Percursos de vida desportiva. Coimbra: Mar da Palavra.

Matveiev, L. (1986). Fundamentos do Treino Desportivo. Lisboa: Livros Horizonte.

Rippetoe, M., & Baker, A. (2014). Practical Programming for Strength Training. Wichita Falls: Aasgaard Company.

Weineck, J. (1986). Manual de treinamento esportivo. São Paulo: Manole.

Wilmore, J., & Costill, D. (1999). Physiology of Sport and Exercise. Champaign: Human Kinetics.