Conhecimentos de Base Recomendados
saber informática, na ótica do utilizador, em especial, navegar na internet e trabalhar com um Processador de texto Microsoft Word;
Métodos de Ensino
Serão utilizadas estratégias de ensino/aprendizagem diversas para a consolidação de conhecimentos e para motivar o aluno a participar nas aulas sobre matérias específicas e relevantes do conteúdo programático, através da elaboração de fichas de trabalho, breves comentários críticos ou de relatórios temáticos para o desenvolvimento do sentido crítico.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem por objetivo reforçar e aprofundar as competências dos estudantes que são relevantes para o seu trabalho de investigação no âmbito de um mestrado, através de projetos e tarefas que potenciem a aquisição de conceitos, metodologias e abordagens usadas em investigação. Procura-se, ainda, através desta unidade curricular que o estudante consiga desenvolver competências fundamentais para a atividade de investigação, que são essenciais para a valorização individual do investigador.
Programa
Parte I Investigação Científica
Objetivos e contexto
Características principais das metodologias de investigação científica
Metodologia(s) e Técnicas de investigação
Qualidade da Investigação
A validade experimental
Etapas de uma Investigação
Primeira Etapa: Pergunta de Partida ou Problema de investigação
Terceira Etapa: A Problemática
Quarta Etapa: A Construção Do Modelo De Análise
Quinta Etapa: A Observação
Sexta etapa: A análise das informações
Sétima Etapa: Discussão e Conclusão
Parte II Comunicar as descobertas científicas
Estrutura interna de um trabalho científico
Regras iniciais de elaboração de trabalhos académicos
Elaboração de artigos científicos e transferência do conhecimento cientifico
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
bibliografia primária
Pocinho, M. (2012). Metodologias de Investigação e Comunicação do Conhecimento Cientifico (p. 206). Lisboa: Lidel.