Metodologias de Investigação

Não aplicável

A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de situações e casos concretos.

• Contextualizar o processo de investigação em Ciências Sociais;
  • Apresentar as etapas do processo de investigação;
  • Destacar a importância do problema de investigação e seleção do tema, bem como da construção do modelo de análise;
  • Sensibilizar os alunos para a atividade de investigação, sublinhando a relevância de uma boa revisão de literatura, da escolha dos métodos e técnicas mais adequados para a recolha de dados e seu tratamento;
  • Relevar a metodologia de estudo de casos em Gestão.

Competências a adquirir:

• Capacidade de identificação de um tema e problema de investigação
  • Capacidade de construir um modelo de análise
  • Capacidade de construir um plano de Dissertação, Projeto ou Estágio

1-     Introdução à investigação em Gestão

2-     Definição do problema

3-     Revisão da literatura e definição de hipóteses

4-     O desenho da investigação e modelo de análise

5-     Métodos e técnicas de investigação em Gestão

6-     Recolha de dados e seus métodos: entrevistas e questionários

7-     Análise e interpretação dos dados

8-     Redação do texto final

Barañano, A. M. (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão, Sílabo, Lisboa.

Bardin, Laurence (2004). Análise de Conteúdo, Edições 70, Lisboa.

Coutinho, C. P. (2020). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas Teoria e Prática (2ª Edição). Actual Editora.

Ferreira, M. Portugal & Serra, F. Ribeiro (2009). Casos de estudo: usar, escrever e estudar. Lídel.

Hill, Manuela M. & Hill, A. (2000). Investigação por Questionário, Edições Sílabo, Lisboa.

Sekaran, U. & Bougie, R. (2013). Research Methods for Business, John Wiley & Sons.

Sousa, Maria J. & Baptista, Cristina S. (2011). Como fazer investigação em Bolonha: dissertações, projectos e relatórios de estágio, Lídel., Lisboa.

Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso, planejamento e métodos. 5.ed. São Paulo: Bookman.