Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
As aulas são teórico-práticas (TP).
Na abordagem das temáticas serão utilizados meios audiovisuais e digitais para apresentação dos conteúdos e exemplos que os ilustrem, bem como casos práticos e exercícios em aula, individuais e em grupo, para fomentar a participação ativa.
Os métodos pedagógicos utilizados serão: o expositivo, o interrogativo e o exploratório possibilitando uma abordagem prática e interativa.
Complementarmente, os alunos irão desenvolver progressivamente as suas propostas de investigação, as quais serão apresentadas aos colegas em sala de aula, garantindo uma participação ativa no processo de aprendizagem. Isso contribuirá para a criação e partilha de ideias, bem como a consolidação dos conhecimentos apreendidos em cada fase do processo de investigação.
Sempre que possível serão convidados investigadores para apresentarem os seus trabalhos e partilharem as metodologias que aplicam.
Serão utilizadas ferramentas facilitadoras da aprendizagem e estimulantes para os alunos, fazendo uso da tecnologia educativa, tais como: Kahoot, Socrative e Mentimeter.
Resultados de Aprendizagem
O propósito desta unidade curricular é dotar os alunos com conhecimentos e técnicas de investigação na área das ciências sociais e humanas, habilitando-os a elaborar o plano de trabalho para a componente não letiva do mestrado e a desenvolver uma investigação científica de forma autónoma.
No final desta unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:
- Conhecer e compreender o procedimento científico e as fases de uma investigação em ciências sociais e humanas
- Rever de forma crítica a literatura relevante para o tema de investigação
- Identificar a abordagem metodológica adequada
- Identificar as diferentes técnicas de recolha de informação
- Conhecer e aplicar as regras de citação em texto e referências bibliográficas
- Elaborar um cronograma de atividades a realizar
- Apresentar e discutir o plano de trabalho
Programa
1 – Introdução à investigação
1.1 Construção do conhecimento e natureza da investigação científica
1.2 Etapas do processo de investigação
2 – O processo de investigação
2.1. Processo da investigação: tema, problema, estratégia de investigação, revisão da literatura e aplicação do método selecionado
2.2. Desenho da investigação: objetivo, questões de investigação, identificação das variáveis, formulação do modelo e definição das hipóteses.
2.3. Métodos qualitativos e quantitativos
2.4. Recolha e tratamento de dados: seleção da amostra, métodos de recolha de dados e de análise dos dados.
2.5. Apresentação e interpretação dos resultados.
3 – O processo de pesquisa e redação
3.1. Escrita científica e regras formais de um trabalho académico
3.2. Estrutura de uma dissertação /trabalho de projeto / relatório de estágio.
3.3. Como elaborar uma proposta de trabalho.
3.4. Ferramentas informáticas de apoio à investigação.
4 – A ética na investigação.
5 – Temas atuais de Gestão de Pessoas
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Augusto, M.G. & Ferreira, P.L. (2012). Estatística Aplicada à Gestão. Vida Económica
– Coutinho, C. (2016). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas (2ª Edição).Coimbra: Almedina.
– Creswell, J.W., & Poth, C.N. (2016). Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches, 4thedition, SAGE Publications.
– Curwin, J. & Slater, R. (2008). Quantitative Methods for Business Decisions. 6th Edition. Cengage Learning.
– Fisher, C. (2010). Researching and Writing a Dissertation for Business Students, 3rd edition. UK: Prentice Hall.
– Kumar, R. (2014). Research Methodology – a step-by-step guide for beginners, 4th ed. London: SAGE.
– Pereira, A. & Poupa, C. (2015). Como apresentar em público teses, relatórios, comunicações usando o powerpoint.Lisboa: Edições Sílabo.
– Quivy, R. & Campenhoudt, L. (2017). Manual de Investigação em Ciências Sociais (7ª Edição). Lisboa: Gradiva.
– White, B. & Rayner, S. (2014). Dissertation Skills for Business and Management Studies, 2nd Edition, UK: CengageLearning EMEA.