Métodos de Ensino
No processo de ensino/aprendizagem serão combinadas diversas metodologias para permitir a concretização dos objectivos definidos: Exposição oral; Aplicações práticas ( análise de textos; estudos de caso); Actividades de pesquisa documental e empírica a realizar pelos alunos, orientada pelo docente, a realizar durante o tempo de contacto e fora dele.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender diversos tipos de metodologias de investigação em ciências sociais;
2. Aplicar criticamente diversas técnicas de recolha e tratamento de dados;
3. Aplicar as normas de desenvolvimento e apresentação de trabalhos de investigação científica;
4. Adaptar metodologias e técnicas de investigação ao turismo.
Programa
1. Questões concetuais
1.1. Escolha e formulação de um problema de investigação
1.2. Revisão crítica da bibliografia
1.3. Objetivo e tipos de hipóteses
1.4. Identificação de variáveis e indicadores
2. Metodologias e desenho de investigação em ciências sociais
2.1. Questões de ética em investigação
2.2. Escolha do desenho de investigação e discussão de conceitos
2.3. Principais métodos de recolha de dados
3. Análise estatística de dados: noções gerais
4. Métodos e técnicas de investigação aplicados ao turismo
5. Comunicação de resultados científicos
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 50.0%
- - Trabalho prático - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ATELJEVIC, I.; PRITCHARD, A.; MORGAN, N. (Eds.). The Critical Turn in Tourism Studies: Innovative Research Methodologies. Amsterdam: Elsevier, 2007.
BASTOS, L..; FERNANDES, L. M.; PAIXÃO, L.; DELUIZ, N. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. 4ª ed. Rev. eAmpl. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, cop.1995.
FINN, M.; ELLIOT-WHITE, M.; WALTON, M. Tourism and Leisure Research Methods: Data Collection, Analysis, and Interpretation.Harlow: Pearson Education, 2000.
QUIVY, R. Manual de Investigação em Ciências Sociais ( (4.a ed.). Lisboa: Gradiva, 2005.
VEAL, A. J. Research methods for leisure and tourism: A practical guide (3rded.). Harlow: Pearson Education, 2006.