Metodologias de Pesquisa e Investigação

Métodos de Ensino

As aulas assumem carácter dinâmico, integrando: 1) combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas, baseadas em artigos científicos; 2) trabalhos práticos; 3) análise de dados com suporte em softwares específicos.
A avaliação é realizada através de duas provas: uma prova individual de conhecimentos (teste escrito, com um peso de 50% na avaliação final) sobre todos os conteúdos/ práticas sumariadas; um projeto de investigação individual (com um peso de 50% na avaliação final).

Resultados de Aprendizagem

Para uma educação para a saúde bem-sucedida, todos os estudantes devem:
1.adquirir conhecimentos que lhes permitam conceber, propor, conduzir, analisar, escrever, publicar e
comunicar os resultados de um estudo empírico.
2.Ser capazes de avaliar/ analisar de forma crítica estudos e investigação.
3.Ser capazes de escrever resenhas críticas e integradoras de questões específicas de pesquisa em educação para a saúde.
4.Ser capazes de fundamentar intervenções de educação para a saúde em conhecimento empiricamente atestado ou nas evidências das suas próprias avaliações empíricas.

Programa

a.A conceção, proposta, condução, análise e redação de um estudo empírico.
b.Métodos de investigação quantitativos e qualitativos: pressupostos epistemológicos e procedimentos.
c.Construção e apresentação de um projeto de investigação: definição das questões, dos objetivos e das hipóteses (estas últimas em caso de estudo quantitativo), resultados esperados.
d.A fase da pesquisa, registo e análise de conceitos importantes, teorias, métodos e resultados da área da educação para a saúde. A importância da revisão da literatura e do conhecimento profundo da área de especialidade.
e.Ética e deontologia da investigação.
f.Análise e apresentação de dados quantitativos: técnicas analíticas estatísticas.
g.Análise e apresentação de dados qualitativos: técnica de análise de conteúdo.
h. A apresentação do estudo: para publicação (procedimentos de submissão e revisão), para apresentação em encontros nacionais/ internacionais, para participação em associações científicas.

Métodos de Avaliação

Provas de avaliação
  • - Prova individual de conhecimentos - 50.0%
  • - Projeto de investigação individual - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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