Métodos Avançados de Diagnóstico por Imagem II

A abordagem dos métodos e técnicas para a realização de Ressonância Magnética e Densitometria Óssea de acordo com as boas práticas permitirão ao aluno consolidar conhecimentos e ganhar aptidões e competências para a realização dos exames em estudo, de forma independente e autónomo de acordo com a recomendações internacionais.

Os alunos serão tutelados, em pequenos grupos, por um profissional em ambiente clínico real. Simularão entre pares, sob observação do tutor, todos os procedimentos conducentes à realização de RM e DEXA. A UC decorrerá nos Serviços de Radiologia do CHUC, com o qual a ESTeSC tem protocolo de colaboração.

As aulas serão expositivas com interação dos alunos de modo a dar a conhecer os procedimento e serão realizados exercícios que foquem todas as etapas dos procedimentos em estudo, desde a preparação do doente para o procedimento, elaboração do exame, indicações e contra indicações.

Os alunos serão incentivados a aplicar os conhecimentos teóricos e técnico-científicos adquiridos ao longo do curso, utilizando de forma adequada a terminologia científica, em ambiente clínico simulado. Deverão ser abordadas todos os procedimentos comuns de Densitometria Óssea (DEXA) e Ressonância Magnética (RM) de forma a enraizar atitudes técnico-científicas que serão desenvolvidas em contexto real na UC de Estágio Clínico.

O aluno deve adquirir conhecimentos sobre:

• As metodologias relacionadas com a realização de Densitometria Óssea e Ressonância Magnética.

• Realização de procedimentos de Ressonância Magnética e Densitometria Óssea , adequados à tecnologia do equipamento, cumprindo as boas práticas.

• A prática de manipulação de equipamentos de Densitometria Óssea e Ressonância Magnética.

• Diferenças na execução de procedimentos em diferentes contextos clínicos.

O aluno deve adquirir aptidões de:

• Avaliar e identificar o procedimento radiológico mais adequado baseado na informação clínica.

• Aplicar pensamentos críticos de modo a facilitar as decisões diagnósticas relacionadas com optimização e aceitabilidade diagnóstica.

• Criar e manipular imagens de modo eficiente e apropriado ao doente e sua situação clínica

• Agir de acordo com as recomendações desde a preparação do doente até ao final do procedimento.

• Compreender o objetivo e especificidade de cada procedimento e da seleção dos parâmetros de exposição.

O aluno deve adquirir competências de:

• Boa conduta na relação com o doente de acordo com pressupostos de ética profissional.

• Aplicar raciocínio critico de acordo com o resultado prático baseado na evidência científica.

• Cumprir com todas as tarefas de um procedimento e a decisão de realizar procedimentos adicionais ou futuros.

• Princípios de aquisição de imagem de Ressonância Magnética e Densitometria Óssea.

• Realização de Ressonância Magnética dos membros, tórax, abdómen, pescoço, coluna e crânio.

• Realização de Densitometria Óssea da coluna lombar, coxofemoral, punho e de corpo inteiro.

• Optimização de protocolos sem descurar os critérios de posicionamento, inclusão, qualidade, proteção e segurança.

Em contexto hospitalar, sob a supervisão direta de um orientador, os alunos serão incentivados a simular atitudes e procedimentos entre pares.

Será simulada a realização de Densitometria Óssea (punho, coxofemoral, coluna lombar e corpo inteiro) e Ressonância Magnética (dos membros, tórax, coluna, cabeça e pescoço) cumprindo com os seguintes pressupostos:

• Aplicar as normas de proteção em relação ao doente e a si próprio

• Identificar os dados no sistema de registo e verificação

• Identificar os procedimentos mais adequados seguindo de acordo com a informação clínica

• Utilizar equipamentos e outros materiais específicos

• Posicionar e selecionar parâmetros de exposição

• Realizar com habilidade e rigor todos os procedimentos

Bibliografia Principal

NIELSEN, Stig Pors – O futuro papel da dupla absorciometria de Rx (DEXA) e da ultrasonometria transaxial quantitativa. . vol. 4, nº 43 (Novembro 1999)

PEREIRA, Cláudio Leonel Duarte  – MRI (1.5 and 3 Tesla) sequence optimization for use in orthopaedics. Coimbra : IPC.ESTeSC, 2016. xiv, 174 p

JANSSEN, Karen ;  ; RINCK, Peter A. ;  ; RODENBURG, Anne, ed. lit. – Understanding MRI [Documento electrónico] : an interactive guide to MRI principles and applications. Nederland, 2001. 1 disco óptico (CD-ROM)

VAHLENSIECK, Martin ;  ; GENANT, Harry K. ;  ; REISER, Maximilian ;  ; BOLLOW, M. ;  ; WINTER, Peter, ed. lit. – MRI of the musculoskeletal system. Stuttgart : Thieme, 2000. XII, 394 p.. ISBN 3-13-116571-5. ISBN 0-86577-875-2