Conhecimentos de Base Recomendados
A abordagem dos métodos e técnicas para a realização de Ressonância Magnética e Densitometria Óssea de acordo com as boas práticas permitirão ao aluno consolidar conhecimentos e ganhar aptidões e competências para a realização dos exames em estudo, de forma independente e autónomo de acordo com a recomendações internacionais.
Os alunos serão tutelados, em pequenos grupos, por um profissional em ambiente clínico real. Simularão entre pares, sob observação do tutor, todos os procedimentos conducentes à realização de RM e DEXA. A UC decorrerá nos Serviços de Radiologia do CHUC, com o qual a ESTeSC tem protocolo de colaboração.
Métodos de Ensino
As aulas serão expositivas com interação dos alunos de modo a dar a conhecer os procedimento e serão realizados exercícios que foquem todas as etapas dos procedimentos em estudo, desde a preparação do doente para o procedimento, elaboração do exame, indicações e contra indicações.
Os alunos serão incentivados a aplicar os conhecimentos teóricos e técnico-científicos adquiridos ao longo do curso, utilizando de forma adequada a terminologia científica, em ambiente clínico simulado. Deverão ser abordadas todos os procedimentos comuns de Densitometria Óssea (DEXA) e Ressonância Magnética (RM) de forma a enraizar atitudes técnico-científicas que serão desenvolvidas em contexto real na UC de Estágio Clínico.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos sobre:
• As metodologias relacionadas com a realização de Densitometria Óssea e Ressonância Magnética.
• Realização de procedimentos de Ressonância Magnética e Densitometria Óssea , adequados à tecnologia do equipamento, cumprindo as boas práticas.
• A prática de manipulação de equipamentos de Densitometria Óssea e Ressonância Magnética.
• Diferenças na execução de procedimentos em diferentes contextos clínicos.
O aluno deve adquirir aptidões de:
• Avaliar e identificar o procedimento radiológico mais adequado baseado na informação clínica.
• Aplicar pensamentos críticos de modo a facilitar as decisões diagnósticas relacionadas com optimização e aceitabilidade diagnóstica.
• Criar e manipular imagens de modo eficiente e apropriado ao doente e sua situação clínica
• Agir de acordo com as recomendações desde a preparação do doente até ao final do procedimento.
• Compreender o objetivo e especificidade de cada procedimento e da seleção dos parâmetros de exposição.
O aluno deve adquirir competências de:
• Boa conduta na relação com o doente de acordo com pressupostos de ética profissional.
• Aplicar raciocínio critico de acordo com o resultado prático baseado na evidência científica.
• Cumprir com todas as tarefas de um procedimento e a decisão de realizar procedimentos adicionais ou futuros.
Programa
• Princípios de aquisição de imagem de Ressonância Magnética e Densitometria Óssea.
• Realização de Ressonância Magnética dos membros, tórax, abdómen, pescoço, coluna e crânio.
• Realização de Densitometria Óssea da coluna lombar, coxofemoral, punho e de corpo inteiro.
• Optimização de protocolos sem descurar os critérios de posicionamento, inclusão, qualidade, proteção e segurança.
Em contexto hospitalar, sob a supervisão direta de um orientador, os alunos serão incentivados a simular atitudes e procedimentos entre pares.
Será simulada a realização de Densitometria Óssea (punho, coxofemoral, coluna lombar e corpo inteiro) e Ressonância Magnética (dos membros, tórax, coluna, cabeça e pescoço) cumprindo com os seguintes pressupostos:
• Aplicar as normas de proteção em relação ao doente e a si próprio
• Identificar os dados no sistema de registo e verificação
• Identificar os procedimentos mais adequados seguindo de acordo com a informação clínica
• Utilizar equipamentos e outros materiais específicos
• Posicionar e selecionar parâmetros de exposição
• Realizar com habilidade e rigor todos os procedimentos
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal
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