Métodos de Apoio à Decisão

Alguns conhecimentos de Programação Matemática.

O método de ensino é inicialmente expositivo, nas partes teóricas, e depois prossegue com a resolução de exercícios pelos estudantes.

Apresentar as potencialidades dos métodos de apoio à decisão lineares, não lineares e estocásticos no contexto do Controlo, da Investigação Operacional e da Gestão, dando-se especial relevo à formulação e resolução de problemas de decisão no âmbito da Engenharia e Gestão Industrial e a instrumentos particularmente úteis para obter boas soluções.

I-Modelos deterministas 1. Formulação e desenvolvimento do modelo. Modelos baseados na programação linear. Análise de sensibilidade. Análise de grandes variações. Modelos baseados em programação inteira. 2. Otimização em redes: alguns modelos e algoritmos. 3. Modelos não lineares. Formulação de problemas. Otimização sem restrições a uma ou mais variáveis. Condições de KKT para otimização não linear com restrições. Programação quadrática, separável, convexa, não-convexa.

II-Modelos não deterministas 1.Teoria da decisão. Métodos não-probabilísticos e probabilísticos. Critérios de decisão na incerteza. Valor da informação. Utilidade, indiferença e risco. Prémio de risco. Critérios de decisão com risco. 2. Modelos de filas de espera.

III-Árvores de Decisão Nós de decisão, alternativas e estados. Seleção, qualificação e valoração de alternativas. A análise de Bayes na estimativa de probabilidades. Valor da informação. Análise de sensibilidade. Planos de contingência. Teoria da utilidade

Avaliação distribuída
  • - Trabalho (com relatório escrito e apresentação oral) - 30.0%
  • - Teste (teórico-prático escrito) - 70.0%