Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas a consolidação das bases teóricas é efetuada por método expositivo. Os alunos são incentivados a participarem com questões e comentários durante as aulas.
Nas aulas práticas laboratoriais serão aplicadas as principais técnicas usadas em microbiologia de modo a isolar, crescer e caracterizar microrganismos. No decurso desta unidade curricular os alunos efetuarão experiências práticas e elaborarão relatórios das experiências laboratoriais.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem como principal objetivo introduzir os alunos, de uma forma integrada, nos fundamentos da Microbiologia. Pretende-se assim que os alunos adquiram os seguintes conhecimentos e competências: i) identifiquem as principais técnicas de isolamento, inoculação e controlo de microrganismos; ii) identifiquem e caracterizem os principais grupos de microrganismos; iii) conheçam as exigências nutricionais e a diversidade metabólica dos microrganismos; iv) interpretem a cinética de crescimento microbiano e os fatores que influenciam o seu crescimento e metodologias de controlo; v) conheçam a importância dos microrganismos no meio ambiente e as suas aplicações com relevância ambiental, industrial e médica.
Programa
TEÓRICA:
1. Inoculação, isolamento e controlo de microrganismos
Técnicas de inoculação, isolamento e conservação em condições de assepsia. Fundamentos do controlo microbiano. Agentes físicos e químicos de controlo (antimicrobianos).
2. Exigências nutricionais e diversidade metabólica dos microrganismos.
Nutrição e cultivo microbiano. Exigências nutricionais e diversidade metabólica dos microrganismos. Meios utilizados no cultivo dos microrganismos. Principais testes bioquímicos e fisiológicos.
3. Crescimento microbiano.
Dependência do substrato e efeito de fatores ambientais. Quantificação do crescimento de microrganismos. Métodos tradicionais e rápidos de identificação e contagem.
4. Diversidade dos microrganismos
Principais grupos de microrganismos: procariotas, eucariotas e vírus.
5. Microrganismos de ambientes naturais.
Microbiologia dos solos. Ciclos biogeoquímicos. Microrganismos contaminantes da água e alimentos.
6. Microrganismos de interesse biotecnológico.
Microbiologia dos alimentos, ambiental, industrial e médica.
PRÁTICA:
Preparação e esterilização de material de laboratório e meios de cultura. Microrganismos no meio ambiente. Técnicas de inoculação e de isolamento. Técnicas de conservação e reavivamento de culturas. Caracterização bioquímica e metabólica de bactérias. Identificação de bactérias através de testes API 20E.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. Amaral, A.L. (2022). Sebenta de Microbiologia. ISEC (disponível no InforEstudante).
2. Moura, M.J. (2022). Protocolos de Microbiologia. ISEC (disponível no InforEstudante).
3. Madigan e Martinko (2006). Brock biology of microorganisms. San Francisco: Pearson Education, Inc. (disponível na biblioteca do ISEC: 6-14-9 – 14154).
4. Montville e Matthews (2008). Food microbiology: an introduction. Washington: ASM Press.
5. Pelczar, M.J., Chang, E.C.S., Krieg, N.R. (1996). Microbiologia: conceitos e aplicações. São Paulo: Makron Books (disponível na biblioteca do ISEC: 6-14-13 – 14170).
6. Willey, Sherwood, Woolverton (2008). Prescott, Harley and Klein’s Microbiology. Boston: McGraw Hill (disponível na biblioteca do ISEC: 6-14-8 – 13997).
7. Black. G. (2005). Microbiology: principles and explorations. New Jersey: John Wiley & Sons (disponível na biblioteca do ISEC: 6-14-11 – 14165).
8. Ferreira, Sousa, Lima. (2010). Microbiologia. Lisboa: Lidel.
9. Cappuccino, J.G., Sherman, N. (1999). Microbiology: a laboratory manual. Menlo Park: Benjamin/Cummings Science Publishing. (disponível na biblioteca do ISEC: 6-14-6).