Microeconomia

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são exigidos quaisquer conhecimentos base para além dos conhecimentos associados a um aluno com o ensino secundário concluido com aproveitamento.

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas (TP) Na abordagem das temáticas serão utilizados meios audiovisuais e digitais para apresentação dos conteúdos e exemplos que os ilustrem, bem como casos práticos e exercícios para fomentar a participação ativa. Os métodos pedagógicos utilizados serão: o expositivo, o interrogativo e o estudo de caso, possibilitando uma abordagem prática, ativa com interação dos alunos de modo a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos, bem como uma forte aproximação aos contextos de mercado atuais

Resultados de Aprendizagem

Dotar os alunos de um conjunto de competências ao nível da economia em contexto de economias de
mercado, especialmente no campo dos comportamentos individuais e relativamente aos mecanismos de
funcionamento dos mercados. Pretendese
que o aluno, com a frequência e aprovação nesta disciplina,
adquira o seguinte conjunto de competências em matéria de análise económica:
Identifique
e compreenda os princípios básicos da Economia
Domine
os conceitos económicos fundamentais sabendo utilizar o raciocínio económico
Compreenda
os mecanismos de funcionamento de mercado numa situação de concorrência perfeita
Identifique
as causas e os efeitos no equilíbrio de mercado decorrentes de alterações nas condições da
procura ou da oferta.
Conheça
e compreenda as determinantes do tipo de concorrência, perfeita ou imperfeita, nos mercados
Compreenda
o comportamento dos consumidores.

Programa

Introdução
0.1 Apresentação
do curso
0.2 – As grandes questões económicas
Capítulo I – Procura, Oferta e Preços
1.1. A curva da Procura
1.2. A curva da Oferta
1.3. O equilíbrio de Mercado
Capítulo II – A teoria do comportamento do consumidor
2.1. A escolha racional do consumidor
2.2. A procura individual e de mercado
2.3. O excedente do consumidor
Capítulo III – A teoria da empresa
3.1. A Produção
3.2. Os Custos
Capítulo IV – A concorrência perfeita
4.1. O princípio da maximização do lucro
4.2. A escolha do nível de produção
Capítulo V – A concorrência imperfeita
5.1. As origens do poder de mercado
5.2. O monopólio
5.3. Outras formas de concorrência imperfeita

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

Hal R. Varian (2014),  Intermediate Microeconomics, A Modern Approach, W. W. Norton & Company; 9ª Edição

Hal R. Varian (2010), , Microeconomia Intermédia: Uma Abordagem Moderna , Verlag Dashöfer Portugal; 8ª Edição, 

Jeffrey M. Perloff (2013), Microeconomics with Calculus, Pearson Education; 3ª Edição,

R. H. Frank (2009),, Microeconomics and Behavior, McGraw-Hill/Irwin; 8ª Edição, 

Lobo, F & Andrade, C (2021). Princípios de Microeconomia. Sílabo.

Lobo, F & Andrade, C (2022). Princípios de Microeconomia – exercícios. Sílabo.

Hubbard, R. Glenn e O’Brien, Anthony P. (2015). Microeconomics. 5ª Ed. Pearson Education;