Modelos de Avaliação de Sustentabilidade

Conhecimentos de Base Recomendados

Ciências do Ambiente; Ordenamento do Território; Direito do Ambiente.

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino: Apresentação de conceitos e de casos de estudo. Resolução de questões. Realização de apresentações, trabalhos, relatórios e fichas.

Resultados de Aprendizagem

– Explicar as interações entre Ambiente–Desenvolvimento–Sustentabilidade de modo a desenvolver competências de abordagem holística (considerando as dimensões da sustentabilidade: ambiente, sociedade e economia);
– Discutir os problemas de sustentabilidade dos recursos naturais do planeta e o papel desempenhado pelas energias renováveis;
– Desenvolver capacidade de comunicação, criatividade, versatilidade e de trabalho em equipa;
– Identificar aspetos/impactes ambientais e conceber sistemas sustentáveis de engenharia;
– Identificar perigos, avaliar e controlar os riscos de degradação do sistema biofísico (atmosfera, hidrosfera e litosfera);
– Enumerar e explicar os conceitos gerais e métodos no âmbito da sustentabilidade;
– Enumerar e explicar os processos ecológicos no seu todo, a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas a nível local, regional e global;
– Desenvolver uma atitude pró-ativa e rigorosa na abordagem e resolução de problemas e capacidade de pesquisar/selecionar informação relevante.

Programa

1 Problemas Ambientais: Conceitos; Interação entre as organizações e o ambiente; Águas residuais; Resíduos; Efluentes gasosos; Ruído; Energia; Recursos naturais; Biodiversidade e habitats; Problemas ambientais transfronteiriços.
2 Desenvolvimento Sustentável: Conceitos; Pilares do Desenvolvimento Sustentável; Princípios de gestão do ambiente; Problemas de desenvolvimento global com implicações ambientais.
3 Avaliação de Impacte Ambiental de projetos (AIA): Enquadramento legal; Conceitos; Objetivos; Fases; Entidades intervenientes e competências; Metodologias de AIA; Casos de estudo.
4 Avaliação Ambiental de planos e programas (AA): Enquadramento legal; Conceitos; Objetivos; Fases; Entidades intervenientes e competências; Semelhanças e diferenças entre a AA e AIA; AA com metodologia Estratégica.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame / Evaluation by Examination
  • - Prova escrita individual / Written individual test - 100.0%
Avaliação periódica / Evaluation by Frequency
  • - Prova escrita individual / Written individual test - 50.0%
  • - Prova escrita individual / Written individual test - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Botelho, MJ, Cunha, A (2008). Guia da avaliação ambiental dos planos municipais de ordenamento do território. DGOTDU.
Carapeto, C. (1999). Poluição das águas: Causas e efeitos. Universidade Aberta.
DGOTDU (2003). Guia para avaliação estratégica de impactes em ordenamento do território. DGOTDU.
Gomes, J. (2001). Poluição atmosférica – Um Manual Universitário. Publindústria.
Martinho, M. G. M. e Gonçalves, M. G. P. (2000). Gestão de resíduos. Universidade Aberta.
Partidário, M. R. & Jesus, J. (2003). Fundamentos de Avaliação de Impacte Ambiental. Universidade Aberta.
Partidário, M. R. (2007). Guia de boas práticas para Avaliação Ambiental Estratégica – orientações metodológicas. APA.
Partidário, M. R. (2012). Guia de melhores práticas para Avaliação Ambiental Estratégica – orientações metodológicas para um pensamento estratégico em AAE. APA com o apoio de REN.
Santos, S. e Dias, R. A. (2008). Sustentabilidade, Competitividade e Equidade Ambiental e Social. Almedina.