Conhecimentos de Base Recomendados
Termodinâmica, mecânica de fluidos e transferência de calor.
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas é feita uma exposição teórica de cada assunto com recurso a meios audiovisuais.
Nas aulas teórico-práticas são identificados componentes e sistemas de motores especificados nos conteúdos programáticos e efetuada a resolução de exercícios teórico-práticos de aplicação.
Na componente laboratorial são efetuados trabalhos práticos especializados, ao nível de análises laboratoriais ao funcionamento e diagnóstico de avarias dos sistemas estudados nas aulas teóricas e teórico-práticas.
Resultados de Aprendizagem
» Conhecer nas vertentes teórica e prática o modo de funcionamento, tecnologias e conceção de sistemas de lubrificação de motores;
» Identificar a função dos órgãos do sistema de lubrificação, avaliação do seu estado de degradação e manutenção / reparação;
» Utilizar métodos de controlo de consumo de óleo;
» Avaliar vantagens do controlo da pressão do óleo no sistema de lubrificação;
» Conhecer esquemas elétricos de sistemas de lubrificação;
» Conhecer nas vertentes teórica e prática o modo de funcionamento, tecnologias e conceção dos diferentes sistemas de arrefecimento de motores;
» Identificar os componentes que integram um sistema de arrefecimento;
» Conhecer os elementos que compõem cada um dos tipos de bomba de sistemas de arrefecimento;
» Executar operações de desmontagem e montagem, verificação, controlo, regulação e substituição dos elementos que incorporam um sistema de
arrefecimento;
» Interpretar esquemas elétricos de comando e controlo;
» Conhecer nas vertentes teórica e prática o modo de funcionamento, tecnologias e conceção de sistemas de arranque e carga de motores;
» Integrar o estudo de sistemas e componentes com os respetivos diagramas funcionais e esquemas elétricos.
Programa
SISTEMAS DE LUBRIFICAÇÃO
Lubrificação por salpico; Lubrificação por circulação forçada: esquema do circuito de lubrificação; Lubrificação forçada com cárter seco; Lubrificação por mistura; Limitação da pressão de óleo. Vantagens e inconvenientes dos diferentes tipos de lubrificação.
Sistema de lubrificação forçada: Bomba de óleo; Válvula limitadora de pressão; Filtros de óleo: filtros de rede, filtros de disco e filtros de cartucho; Manómetros; Válvula indicadora de pressão com comando no painel de instrumentos do veículo. Ventilação interior do motor: Vantagens dos sistemas de recuperação de vapores de óleo e gasolina.
Tipos de óleos lubrificantes: Tipos de lubrificantes; Lubrificantes para motores a gasolina; Lubrificantes-detergentes para motores Diesel; Lubrificantes de viscosidade constante; Vantagens e inconvenientes dos diferentes tipos de óleo; Tipos de aditivos.
Normas de utilização dos lubrificantes.
Filtros de óleo: diversos tipos de filtro e sua montagem.
SISTEMAS DE ARREFECIMENTO
Caracterização dos diferentes tipos de soluções para arrefecimento do motor (ar, água, outros fluidos térmicos).
Descrição de sistemas de arrefecimento: Arrefecimento exterior por ar: Quantidade de calor a permutar. Alhetas dos cilindros. Arrefecimento por ar insuflado. Estudo de soluções técnicas implementadas. Vantagens e inconvenientes.
Arrefecimento interior por fluidos líquidos: Quantidade de fluido necessário para arrefecimento. Sistemas de circulação do fluído refrigerante: termossifão e circulação forçada. Vantagens e inconvenientes do sistema de termo-sifão versus circulação forçada. Capacidade do circuito. Circuitos pressurizados.
Bomba de água: Características. Potência da bomba. Dimensões. Materiais utilizados. Bomba de água auxiliar.
Acionamento da bomba: elétrico, correia da distribuição, etc..
Radiador: Radiadores tubulares e celulares. Radiador de elementos desmontáveis. Temperatura da água no radiador. Radiadores sobre pressão. Dimensões.
Circuitos sobre pressão. Descarga do vapor.
Variação da potência de permuta de calor: Atuação no caudal de ar. Variação do caudal de líquido de refrigeração. Termóstatos.
Ventilador (Ventoinha): Objetivo do ventilador. Tipos. Velocidade e potência: número e forma das pás. Comando do ventilador: potência absorvida.
Termo-contacto do ventilador.
Anticongelantes: Características e normas. Tipos: anticongelantes de utilização mais corrente e arrefecimento com líquidos especiais. Fenómenos de corrosão: anticorrosivos.
SISTEMAS DE ARRANQUE E SISTEMAS DE CARGA
Sistema de arranque: Constituição e funcionamento do motor de arranque; Desmontagem, verificação, controlo, limpeza e montagem; Diagnóstico e reparação de avarias; cuidados de manutenção.
Sistemas de carga: Constituição e funcionamento; Alternador: escovas e porta-escovas, estator; Componentes eletrónicos; Diferenças em relação ao dínamo. Motivos para o abandono à utilização do dínamo; Desmontagem, montagem, verificação, controlo e limpeza;
Diagnóstico e reparação de avarias.
Bateria: Tipos de baterias; Verificação, controlo e carga; Acoplamento de baterias em série e paralelo; Cuidados de manutenção e utilização de equipamentos de avaliação da carga de baterias.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia recomendada:
» Martins, J. (2006). Motores de Combustão Interna. 2ª. Edição, Publindústria.
» Lucchesi, D (1989). O Automóvel – Curso Técnico, vol. 1 e 2. Editorial Presença.
» Bocchi, G. (1987). Motori a Quattro Tempi. Hoepli Editore.
Bibliografia complementar:
» Giacosa, D. (1986). Motores Endotérmicos. 3ª. Edição, Editorial Dossat, S.A.
» Arias-Paz, M (1970). Manual de Automóveis. Editora Mestre Jou.
» Boulanger, P. e Bernard, A. Motores Diesel. 4ª edição, Hemus. São Paulo.
» Vários Autores. (2003). Mecânica Automóvel, Editora Alves da Costa.
» Estévez, S. (1995). Tecnologia do Automóvel. Editora Plátano.
» Manuais do CEPRA de “Sistemas de Arranque e de Carga” e de “Sistemas de Lubrificação”.
» Normas SAE – SAE OIL VISCOSITY AND MANUFACTURER REQUIREMENTS.
» API MOTOR OIL CLASSIFICATION.