Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Os conteúdos serão abordados com nível crescente de complexidade e tratados de forma a estabelecer interligações entre o conhecimento teórico (exposição e diálogo), a experimentação prática, a observação/análise e a recriação.
Esta unidade curricular eminentemente prática terá a modalidade de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores] considerando os itens:
1)Trabalho laboratorial – conceção de exercícios de movimento/dança (25%)
2) Provas práticas – desempenho corporal/expressivo (65%)
3) Participação presencial (10%)
Ao abrigo do ponto 8 do 13ºartigo do Regulamento Académico do 1ºCiclo de Estudos da Esec, o estudante deverá cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame de recurso:
ter frequentado 60% das aulas e uma classificação miníma de 40% no item 1) e 50% no item 2).
O exame constará de uma prova teórica (50%) e outra prática (50%).
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender a importância da dança como fenómeno sócio-cultural do homem.
2. Adquirir uma consciencialização corporal através da vivência e análise de múltiplas situações práticas.
3. Conhecer as características dos elementos de movimento e das danças.
4. Proporcionar o desenvolvimento da capacidade criativa através da recriação de movimentos e de formas coreográficas interligadas com a música.
5. Desenvolver a criatividade e a imaginação cinéticas de forma a utilizar o movimento como meio de comunicação.
6. Conhecer a terminologia referente aos conteúdos da disciplina.
Programa
1. Introdução ao estudo da dança: perspectiva antropológica, dimensões e formas de dança.
2. Elementos de movimento:
2.1. Corpo (partes do corpo, acções do corpo -locomotoras e não locomotoras- e formas)
2.2. Espaço (próprio/geral – trajectórias, direcções, níveis, planos e volumes)
2.3. Tempo (cadência, duração e velocidade)
2.4. Energia/Dinâmicas de movimento (peso e fluência)
2.5. Relação (eu/eu, eu/outro, eu/pequeno grupo, eu/grande grupo e eu/objectos e ambientes)
2.6. Composição de movimentos (interligada com contéudos musicais)
3. Danças tradicionais portuguesas, de outros países e de diferentes épocas
3.1. Recriação de danças (interligada com conteúdos musicais)
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Prova Teórica - 50.0%
- - Prova Prática - 50.0%
- - Participação presencial - 10.0%
- - Provas práticas - 65.0%
- - Trabalho laboratorial - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Carline,S. (2011). Lesson plans for creative dance: connecting with literature, arts, and music. Human Kinetics.
Gilbert, A. (2015). Creative dance for all ages. Human Kinetics.
Parente, T. (2008). Danças tradicionais para crianças e jovens. Thierry Parente.
Purcell, T. (2012). Teaching children dance. Becoming a master teacher. 3rd Edition. Human Kinetics.
Monteiro, E. (2007). Experiências criativas do movimento: infinita curiosidade. In Dança em contextos educativos. Cruz Quebrada, p. 179-191.
Rodríguez, J. & Frías, J. (2002). Bailes del mundo: una propuesta de bailes populares para Educación Primaria. Paidotribo.
Minton, S. (2008). Using movement to teach academics: the mind and body as one entity. Rowman & Littlefield Education.
Pica, R. (2013). Experiences in movement & music: birth to age 8. [S.l.] : Wadsworth.