Multimédia a Computação Gráfica

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Não disponível.

 

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular o aluno deverá ficar habilitado a:
1. Executar processos de aquisição e manipulação de dados multimédia assim como construir aplicações multimédia utilizando as mais recentes ferramentas e tecnologias.
2. Executar processos de criação, modelação e manipulação de conteúdos 2D e 3D.

Programa

Parte I – Multimédia
Introdução à multimédia: Aquisição, criação e edição de conteúdos multimédia.
a) Imagem: processos de aquisição, noções de compressão de imagem, imagem bitmap vs. vetorial, principais formatos de imagem
b) Áudio: processos de aquisição, noções de compressão de áudio, principais formatos de áudio
c) Vídeo: processos de aquisição, noções de compressão de vídeo, principais formatos de vídeo
Desenvolvimento de aplicações que envolvam a manipulação de conteúdos multimédia.
Parte II – Computação gráfica
Introdução à computação gráfica
a) Criação e manipulação de gráficos 2D e 3D
b) Modelação e manipulação de objectos em 3D
Desenvolvimento de aplicações que envolvam a manipulação de conteúdos multimédia 2D e 3D.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Pereira, J. M., Brisson, J., Coelho, A., Ferreira, A., & Gomes, M. R. (2018). Introdução à Computação Gráfica. FCA
Marques, M. P. (2004). Sistemas e Técnicas de Produção Áudio. FCA
Ribeiro, N. M. (2012). Multimédia e Tecnologias Interativas. FCA.
Ribeiro, N., & Torres, J. (2009). Tecnologias de compressão multimédia. FCA
Costa, E. (2015). Programação em Python Fundamentos e Resolução de Problemas. FCA