Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1. Método expositivo: método explicativo onde fundamentos teóricos e conceitos são apresentados pelo docente e discutidos com a turma. Os conceitos e informações serão apresentados aos alunos através, por exemplo, de apresentações em slides ou discussões orais. Será utilizado nas aulas para a estruturação e esquematização da informação.
2. Método demonstrativo: baseia-se na exemplificação pelo docente de uma operação técnica ou prática que se deseja aprendida. Centra-se na forma como se executa uma dada operação, destacando as técnicas, as ferramentas e os equipamentos mais adequados. Será por exemplo utilizado em aulas práticas e laboratoriais.
3. Método interrogativo: processo que se fundamenta em interações verbais, sob a condução do docente, adotando o formato de questões e respostas. Permite obter maior dinâmica na aula e consolidar a aprendizagem. Será utilizado por exemplo para recordar elementos de aulas anteriores, e em revisões do conteúdo lecionado.
4. Métodos ativos: serão utilizadas técnicas pedagógicas em que o aluno é o centro do processo de aprendizagem, sendo um participante ativo e envolvido na sua própria formação. O docente assume o papel de facilitador, estimulando o pensamento crítico, a colaboração, a criatividade e a autonomia dos alunos. Serão aplicados nas aulas para alcançar um ambiente de aprendizagem dinâmico e mais duradouro.
Resultados de Aprendizagem
Parte I – Executar processos de aquisição e manipulação de dados multimédia assim como construir aplicações multimédia utilizando as mais recentes ferramentas e tecnologias.
Parte II – Executar processos de criação, modelação e manipulação de conteúdos 2D e 3D.
No final do semestre os alunos deverão ser capazes de interpretar, construir e compor conteúdos em 2D e 3D e desenvolver aplicações nas quais estes conteúdos sejam utilizados.
Programa
Parte I – Multimédia
Introdução à multimédia: Aquisição, criação e edição de conteúdos multimédia.
a) Imagem: processos de aquisição, noções de compressão de imagem, imagem bitmap vs. vetorial, principais formatos de imagem
b) Áudio: processos de aquisição, noções de compressão de áudio, principais formatos de áudio
c) Vídeo: processos de aquisição, noções de compressão de vídeo, principais formatos de vídeo
Desenvolvimento de aplicações que envolvam a manipulação de conteúdos multimédia.
Parte II – Computação gráfica
Introdução à computação gráfica
a) Criação e manipulação de gráficos 2D e 3D
b) Modelação e manipulação de objectos em 3D
Desenvolvimento de aplicações que envolvam a manipulação de conteúdos multimédia 2D e 3D.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Uma prova escrita individual - 25.0%
- - Trabalhos individuais - 75.0%
- - Uma prova escrita individual - 35.0%
- - Trabalho prático individual - 65.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Costa, E. (2015). Programação em Python Fundamentos e Resolução de Problemas. FCA
FCAGuttag, J. (2021). Introduction to computation and programming using Python: With application to Computation Modeling and understanding data. the MIT Press.
Pereira, J. M., Brisson, J., Coelho, A., Ferreira, A., & Gomes, M. R. (2018). Introdução à Computação Gráfica. FCA
Marques, M. P. (2004). Sistemas e Técnicas de Produção Áudio. FCA
Ribeiro, N. M. (2012). Multimédia e Tecnologias Interativas. FCA.
Ribeiro, N., & Torres, J. (2009). Tecnologias de compressão multimédia.