Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino passam pelo envolvimento e responsabilização dos alunos na idealização, desenvolvimento e execução de um projeto, monitorizados pela docente face à sua fundamentação e objetivo final.
Avaliação Contínua
a) Apresentação oral (40%) – os discentes devem preparar 2 apresentações orais (30m), baseadas em textos e/ou imagens previamente propostos pela docente;
b) Participação nas aulas (20%) – participação na discussão e comentário de temáticas propostas, seminários/workshops/visitas de estudo programadas e/ou a organizar e concretizar.
c) projeto individual de investigação e/ou de grupo de 2 alunos (40%) -c. 25 pp. (excepto notas e bibliografia). Entrega de versão definitiva uma semana após as apresentações.
A avaliação por exame
Teste teórico (100% – 20 valores)
Resultados de Aprendizagem
A disciplina visa propiciar aos estudantes o conhecimento de linguagens da arte em geral e da arte musical em particular, nas diferentes épocas e períodos históricos, com enfoque para a contemporaneidade.
Com base no enquadramento histórico nas diversas vertentes, recorrer-se-á ao corpus da arte de massas do nosso tempo, confrontando-o com o do Mundo Imaginário da tradição ocidental, designadamente, a moderna e a contemporânea, visando a prossecução dos objetivos e tendo em atenção os conteúdos e a metodologia adiante designados.
Programa
I – Desenvolvimento da consciência estética. A estética musical do século XX e do princípio do século XXI.
Música: Arte e Ciência. Etapas da teorização dos conceitos de arte e ciência.
Conhecimento, produção e consumo. Criação artística e obra de arte e especificidades da obra música.
II- Música e Multimédia. Multimédia. Contextualização do conceito e características.
Tipos de informação multimédia ou tipos de media: texto, gráficos, imagens, vídeo, animação e áudio. Tecnologias multimédia e seu desenvolvimento resultante da convergência da informática, das telecomunicações, do entretenimento e das correntes artísticas.
Aplicações multimédia interactivas combinadas com áudio, vídeo, ilustrações.
Investigação num contexto multimédia, artístico e musical.
Conceção, organização, planificação, realização e apresentação de trabalhos técnico-artísticos, no campo áudio e audiovisual.
Métodos de Avaliação
- - Projeto individual ou em grupo - 40.0%
- - Participação nas aulas - 20.0%
- - 2 apresentações orais (20%+20%) - 40.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Adorno,T. (2015). Teoria estética. Edições 70.
Bourriaud, N. (2001). Esthétique relationnelle. Presses du Réel.
Becker, H.S. (2008). Mundos da Arte.Lisboa: Livros Horizonte
Benjamin, W. (2006). A Obra de Arte na Época da sua Possibilidade de Reprodução Técnica. In J.Barrento (org).A Modernidade (p. 207-241) Lx: Assírio & Alvim.
Calheiros,L. (2018). Elogio do feio na arte: fealdade no séc. XX. Edições Esgotadas
Decarsin, F. (2001). La musique, architecture du temps.Paris: Harmattan.
Graham, G (2001) Filosofia das Artes. Introdução à Estética. Lisboa:Ed. 70
Golgberg, R. (2012). A arte da performance. Do Futurismo ao Presente. Lisboa: Orfeu Negro.
Hanslick,E. (2002). Do Belo Musical. Lx:Ed. 70.
Harris H.&Ambrose, G (2011).Design Thinking. Bookman.
Heidegger,M. (2007) A Origem da Obra de Arte. Lx: Ed 70.
Larsen,L.et al.(1999). A arte na viragem do milénio. Taschen
Steinmeintz, R.&Nahrstedt, k.(2002) Multimedia Fundamentals: Media Coding and Content processing, 2ª ed. Prentice-Hall.