Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem. As metodologias de ensino passam pelo envolvimento e responsabilização dos alunos na idealização, desenvolvimento e execução de um projeto, monitorizados pela docente face à sua fundamentação e objetivo final.
Avaliação Contínua
a) Apresentação oral (40%) – os discentes devem preparar 2 apresentações orais (30m), baseadas em textos e/ou imagens previamente propostos pela docente;
b) Participação nas aulas (20%) – participação na discussão e comentário de temáticas propostas, seminários/workshops/visitas de estudo programadas e/ou a organizar e concretizar.
c) projeto individual de investigação e/ou de grupo de 2 alunos (40%) -c. 25 pp. (exceto notas e bibliografia). Entrega de versão definitiva uma semana após as apresentações.
A avaliação por exame
Teste teórico (100% – 20 valores)
Resultados de Aprendizagem
– A disciplina visa propiciar aos estudantes o conhecimento da linguagem musical, através da reflexão sobre a sua importante e interacção comunicacional.
– Com base nos conceitos de língua, arte e música procura-se o reconhecimento desta, num enquadramento de som e imagem que permite a comunicação inter-individual, por vezes, de sentimentos e emoções.
– Promove o sentido crítico dos fenómenos musicais numa perspetiva multidisciplinar e de modernidade, desenvolvendo a sensibilidade para a performance musical e reconhecendo a importância de uma educação estética.
Programa
Conceitos de língua, arte, música e comunicação. Indissociabilidade destes conceitos.
A língua, um instrumento de diálogo cultural. A comunicação verbal e não verbal enquanto canal de contacto multiétnico.
A linguagem icónica: imagem e comunicação.
Som, música e comunicação. A abordagem informacional. Musica na publicidade.
Linguagem e semanticidade da música. A mensagem cultural e as estruturas comunicativas.
As práticas musicais e a reconstituição histórica. A iconografia e a fotografia fontes essenciais para o estudo musicológico.
Variações de padrões de gosto. O público e os recursos artísticos.
A audição musical: a intenção do compositor e a competência do auditor.
Métodos de Avaliação
- - 2 apresentações orais (20%+20%) - 40.0%
- - Projeto individual ou em grupo - 40.0%
- - Participação nas aulas - 20.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Becker, H. S.(2008). Mundos da Arte. Lisboa: Livros Horizonte.
Batoco, S.R.V. (2021). A comunicação integrada em festivais de música. O caso do rock in Rio. (Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social).
Blanning, T (2011). El triunfo de la música. Barcelona: Acantilado.
Caetano, J., Portugal, M.N.& Portugal, J.P. (2018). Gestão de eventos. Lisboa: Escolar Editora.
Danto, A.(2005). El Abuso de la Belleza. La Estética y el Concepto del Arte. Barcelona: Paidós.
Hume, D.(2002). Do padrão do gosto. Ensaios Morais, Políticos e Literários. Lisboa: INCM.
Gomes, N. (n.d.). Música, Cultura e Estado – A música nas políticas culturais em Portugal (Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa).
Oliveira, C. (2020). Comunicação integrada. São Paulo: Editora Senac.