Música em Reabilitação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Esta uc organiza-se em aulas teórico-práticas de forma a possibilitar a análise de conceitos e a sua integração prática nos diversos contextos. Serão promovidos momentos de análise, discussão / debate de temas relevantes, nos quais se valorizará o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos. Será proporcionado o contacto com instituições de reabilitação de pessoas com deficiência, realizado através de visitas de estudo e/ou pequenos estágios de observação. A síntese dos conhecimentos e vivências experienciadas pelos alunos deverá ser reunida num portfólio reflexivo.
A avaliação contínua:
1. Relatório crítico de visitas realizadas a instituições de reabilitação (20%)
2. Frequência Escrita (15%)
3. Trabalhos realizados nas aulas: Recensões, Planificações… (20%)
4. Participação em projeto(s) de intervenção (30%)
5. Estrutura global do portfolio (15%)
A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for 8 ou 9 valores).

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer as especificidades do contexto de reabilitação em Portugal
2. Conhecer as especificidades das principais deficiências
3. Conhecer e saber utilizar técnicas de intervenção musical e/ou psicomusical num
contexto de reabilitação
4. Adequar modelos de intervenção musical às capacidades específicas de cada
indivíduo
5. Desenvolver projetos musicais que possibilitem a inclusão social da pessoa com
deficiência

 

Programa

1. Reabilitação

1.1. Evolução histórica da reabilitação em Portugal

1.2. Serviços / Projetos de reabilitação de pessoas com deficiência

1.3. Principais tipos de deficiência

1.4. Contributos da CIF (Classificação Internacional de Incapacidade, Funcionalidade e

Saúde)

1.5. Deficiências nos domínios: Cognitivo, psico-motor, sensorial e da comunicação

2. Musicoterapia

2.1. Definição

2.2. Princípios e fundamentos

2.3. Aplicações: Musicoterapia didática e Musicoterapia clínica

2.3.1. Elementos técnicos e metodológicos

3. Música no contexto de reabilitação de pessoas com deficiência

3.1.Técnicas e estratégias musicais e psicomusicais utilizadas em contexto de reabilitação

4. Música em contexto hospitalar

4.1. Enquadramento do contexto hospitalar

4.2. Delimitação entre atividade clínica e atividade lúdica

4.3. Técnicas de animação musical específicas para o contexto hospitalar

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Portfólio - 15.0%
  • - Frequência - 15.0%
  • - Relatório de seminário ou visita de estudo - 20.0%
  • - Projecto - 30.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Berrocal, J. (2013). Música y neurociencia: la musicoterapia: sus fundamentos, efectos y aplicaciones terapéuticas. Barcelona: Carrera ed.
Bruscia, K. (2014). Defining Music Therapy (3rd Edition). Barcelona Publishers. ISBN: 978-1-937440572
Frid, Emma. (2019). Accessible Digital Musical Instruments – a review of Musical Interfaces in Inclusive Music Practice Multimododal Technologies and Interaction 3, nº3:57.
Martin, S. (2001). Music and Inclusion: A performance partnership. Paper presented at the Make a World of Difference conference, Internacional Association of Special Educacion.
Sabbatella, Patrícia (2005). Intervención Musical en el alumnado con necesidades educativas especiales: Delimitaciones conceptuales desde la Pedagogía Musical y la Musicoterapia. RevistaTavira.Cádiz: Paper Universid Cádiz, 123-130
Steinmo, Bjørn & Tom Næss (2007). Pop and rock with colours. Easy ways of building a pop-rock band using special tuning and colours. Oslo: Norsk noteservice