Noções de Eletricidade Aplicada

Esta é uma unidade curricular teórico-prática, cuja lecionação consiste na exposição dos conteúdos e posterior realização de exercícios teórico-práticos, que poderão incluir execução de práticas de laboratório – através da manipulação de materiais e instrumentação adequados.

Os alunos podem optar por duas modalidades de avaliação:

avaliação contínua/periódica ou exame. A avaliação

contínua/periódica incidirá sobre a participação nas aulas, incluindo interesse, autonomia, assiduidade e pontualidade (50%) + teste (50%). A

avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e

oral (esta última, caso a classificação na prova escrita seja entre

7,5 e 9,4 valores).

1. Compreender os fenómenos elétricos e eletromagnéticos.

2. Identificar e perceber os princípios básicos de funcionamento dos equipamentos elétricos.

3. Compreender (e utilizar corretamente) terminologia

eletrotécnica na interação com outros intervenientes.

4. Identificar avarias comuns de equipamentos em redes elétricas de cena, associá-las às respetivas causas, e proceder às intervenções possíveis para

reposição de condições de operação.

5. Operar os equipamentos e instalações cumprindo as normas de segurança aplicáveis, eliminando riscos para pessoas e bens.

1. Noções fundamentais de eletricidade

2. Elementos de circuitos elétricos

3. Leis fundamentais e grandezas elétricas relevantes

4. Adaptação e transformação de níveis de tensão

5. Fontes e distribuição de energia elétrica

6. Proteção de circuitos e equipamentos elétricos

7. Proteção de pessoas contra contactos elétricos

Cadena, Richard. ”Electricity for the Entertainment Electrician & Technician”. Focal Press, 2009. ISBN 978-0-240-80995-3.

Faria, J. A. Brandão. “Análise de circuitos”. 3a ed., IST Press, Lisboa, 2016. ISBN 978-989-8481-50-4.

Gomes, A., Silva, H., Carvalho, Beleza, J. “Instalações elétricas de baixa tensão, dimensionamento e proteção de canalizações elétricas”. Publindústria, Edições Técnicas, Porto, 2017. ISBN978-989-723-204-6.