Nutrição e Dietética

Conhecimentos de Base Recomendados

A UC visa proporcionar uma visão abrangente sobre o contributo da nutrição e dietética no ser humano. Fornecerá conhecimentos teóricos e práticos dos principais processos envolvidos na problemática da nutrição e dietética.
A UC será ministrada na sequência de outras UC que abordam a constituição química dos alimentos e também a sua origem e processamento (i.e. Introdução à Tecnologia Alimentar, Química Alimentar, Bioquímica alimentar e Processamento Geral de Alimentos). Deste modo, a integração de conteúdos de várias UC será efetiva e contribuirá para a aquisição de novos conhecimentos preconizados na UC de Nutrição e Dietética.

Métodos de Ensino

Esta UC encontra-se estruturada com base num modelo pedagógico activo, centrado no estudante, na acessibilidade, na partilha de informação e na construção e incentivo ao espírito crítico.

Pretende-se promover a interação, a partilha de ideias e a construção conjunta de conhecimento baseado na pluralidade de experiências e saberes. As aulas são de carácter teórico e prático, sendo que as atividades práticas serão precedidas de uma sessão expositiva e de explicação/demonstração da tarefa que se pretende que o estudante execute.

Disponibilização dos conteúdos programáticos na plataforma NONIO com envio de respetiva notificação a todos os estudantes inscritos na UC de que os conteúdos já estão acessíveis.

Resultados de Aprendizagem

A Unidade Curricular (UC) visa proporcionar uma visão abrangente dos principais aspetos associados à alimentação humana, nutrição e dietética. Sendo lecionada no último semestre do curso, a UC permitirá a integração de diversos conhecimentos, nomeadamente sobre a constituição química e processamento de alimentos. No final da UC, o estudante deverá ter adquirido as seguintes competências: 1. Compreende a alimentação na sua complexidade e evolução constante. 2. Conhece e sabe utilizar as principais medições antropométricas. 3. Identifica e caracteriza os diferentes grupos de nutrientes. 4. Compreende a importância da educação alimentar. 5. Reconhece o valor da nutrição e dietoterapia nas diferentes fases da vida. 6. Identifica as diferenças entre alergia e intolerância alimentar e reconhece os principais distúrbios alimentares. 7. Conhece e aplica as regras envolvidas na rotulagem nutricional. 8. Compreende os benefícios fisiológicos resultantes do consumo de alimentos funcionais. 9. Identifica e caracteriza as diferentes tipologias de dietas à base de plantas e explica o seu impacto na saúde humana e na prevenção da doença.

Programa

1. História e evolução da alimentação humana e fatores que determinam a escolha alimentar. 2.Conceitos básicos de anatomia e fisiologia humana. 3. Conceito de alimento, nutrição e de nutriente. 3.1. Funções dos nutrientes. 3.2. Classificação, fontes, função e metabolismo dos diversos grupos de nutrientes. 4. Caracterização das principais medições antropométricas. 5. Educação alimentar e análise de instrumentos utilizados. 6. Conceito de dietética e dietoterapia. 7. Alimentação e dietoterapia em diferentes fases e circunstâncias da vida. 8. Alergias e intolerâncias alimentares. 9. Principais distúrbios do comportamento alimentar. 10. Rotulagem nutricional: importância, aplicação e legislação. 11. Alimentos funcionais. Seu interesse do ponto de vista fisiológico e nutricional. 12. Dietas à base de plantas e o seu impacto na saúde e na prevenção da doença.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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