Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Metodologia:
– Análise e discussão da encenação a partir de textos teóricos (no dossier de disciplina) e de espetáculos de teatro a visionar (dvd e espetáculos ao vivo).
– Da criação à apresentação de 1 exercício de encenação até 15 minutos e respetivo caderno de encenação.
A avaliação é exclusivamente contínua (100% ) como consta do Art 13.5 – Regulamento Académico do 1º Ciclo de Estudos da ESEC e será feita ao longo das sessões, assente nos seguintes critérios:
1. Processo de trabalho desde a conceção, ensaios e resultado artístico da apresentação de um exercício de encenação (70%)
2. Dossier de projeto do exercício avaliado a partir dos seguintes parâmetros: apresentação, investigação, prazos, conteúdos e bibliografia. (30%)
Resultados de Aprendizagem
O aluno deverá ser capaz de:
1. Saber as diferentes metodologias e fases de um processo de encenação teatral.
2. Saber aplicar as várias etapas de um processo de encenação teatral, desde o processo de preparação prévio aos ensaios, escolha de tema/texto até às técnicas de ensaio e direção de atores.
3. Desenvolver e aplicar relações em processo de ensaio entre os conceitos de encenação com princípios de espaço, luz, som, voz, figurinos, direção de atores, movimento e vídeo.
4. Saber conceber e realizar um projeto de encenação, desde a escolha do tema, conceito de encenação, processo de ensaio até a apresentação final.
Programa
1. O TRABALHO DO ENCENADOR PRÉVIO AOS ENSAIOS
– A escolha do tema/texto: investigação das ideias e conceitos do espetáculo.
– Questões de dramaturgia.
– A análise do texto/tema; estrutura dramática, divisão do texto em cenas e unidades.
– Trabalho de investigação e criação das personagens.
– A Conceção Cénica: questões de autoria, autoridade e estilo.
– A poética do espaço cénico.
– Relação com elementos de luz, som, figurinos, direção de atores, movimento, vídeo e voz.
– Organizar e planificar o Projeto de Encenação e preparação dos ensaios.
2. O TRABALHO DO ENCENADOR EM PROCESSO DE ENSAIO
– Estabelecer linguagem do processo com equipa artística. Apresentação e discussão sobre a Conceção Cénica do projeto.
– Construir o imaginário da peça: da análise textual e construção de personagens aos processos de improvisação.
– Trabalho relacional dos atores com espaço cénico, figurinos iluminação e sonoplastia durante os ensaios.
– Ensaios técnicos. Ensaios gerais. Apresentação.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Dossier de projeto do exercício avaliado - 30.0%
- - Conceção de um Exercício de Encenação - 70.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bloom, M. (2001). Thinking like a Director. New York: Faber and Faber.
Bogart, A. (2000).A Director Prepares -seven essays on Art and Theatre. NewYork/London: Routledge.
Caldarone, M. (2004). Actions the actor’s thesaurus. London: Nick Hern Books.
CTA (2016). Peter Stein: a Palavra e a cena.Comapnhia de Teatro de Almada.
Delgado, M. and Rebellato, D. (2010). Contenporary European Theatre directors. London: Routledge.
Merlin, B, (2007). The complete Stanislavski toolkit. London: Nick Hern Books.
Mitchell, K. (2009). The Director’S Craft – a Handbook for the Theatre. London: Routledge.
Oddey, A. (2000). Devising Theatre – a pratical and theorical handbook. London: Routledge.
Pavis, P. (2010). A encenação Contemporânea. S.Paulo:Editora Perspectiva.
Shepherd, S.(2012). Direction. London: Palgrave Macmillan.
Scheneider, R. (2002). Re:direction – a Theoretical and practical guide. London:Routledge.