Organização e Análise de Projectos

Conhecimentos de Gestão Empresarial.

Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a aquisição pelos estudantes das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta na articulação de diversas metodologias:
1. Exposição oral dos conteúdos fulcrais à aquisição das competências, em especial aqueles nos quais os alunos revelem maiores dificuldades de compreensão;
2. Resolução de aplicações práticas (exercícios, análise de textos, estudos de caso);
3. Actividades de pesquisa orientada pelo docente, a realizar durante o tempo de contacto e fora dele, sobre assuntos focados nas aulas, com eles relacionados ou pelos quais os alunos sintam especial apetência;
4. Simulação de auditoria de um projecto real.

O objetivo da unidade é desenvolver nos alunos as seguintes competências:
1. Planear, orçamentar e calendarizar a execução de um projecto;
2. Conhecer as principais técnicas de monitorização e controlo de projectos nas diversas fases do seu ciclo de vida.

1. Introdução
1.1 Conceito de projecto
1.2. Ciclo de vida de um projecto
1.3. Entidades intervenientes
1.4. O problema da escolha de projectos alternativos: A Avaliação Multicritério.
2. A Metodologia de Planeamento de Projectos por Objectivos
3. Gestão de um projeto
3.1. O responsável pelo projecto.
3.2. Inserção do projecto na estrutura organizacional
3.3. Aspectos essenciais a considerar na constituição de uma equipa de projecto
3.4. A inserção do projecto nos objectivos estratégicos da organização.
4. Metodologias de Acompanhamento e Controlo do Projeto

Avaliação Contínua
  • - Teste escrito: - 45.0%
  • - Trabalhos práticos realizados individualmente pelos alunos fora do tempo de contacto - 15.0%
  • - Relatório de monitorização de um projecto - trabalho de grupo (relatório escrito e oral) - 40.0%

CEBOLA, A. – Elaboração e Análise de Projetos de Investimento, casos práticos. Lisboa: Edições Sílabo, 2000. ISBN: 972-618-235-2.

MANTEL, S. et al. – Core concepts of Project Management. New Jersey: John Wiley & Sons, 2001. ISBN: 978-0471466062.

RODRIGUES, J. – Gestão de Empreendimentos: A Componente de Gestão de Engenharia. Coimbra: IDTec, 2003.

ROLDÃO, V. – Gestão de Projectos: Abordagem Instumental ao Planeamento, Organização e Controlo. Lisboa: Monitor, 2007. ISBN: 972-9413-62-2.

SPINNER, M. – Project Management: Principles and Practices. New Jersey: Prentice-Hall, 1996. ISBN: 978-0134364377.

Textos e bibliografia computorizada usada nas aulas como fundamentação e ilustração de assuntos específicos aí discutidos e analisados.