Planeamento e Controlo de Marketing

Princípios de Marketing.

Aulas de exposição formal dos diferentes conteúdos programáticos, que serão ilustrados através de exemplos concretos da realidade empresarial. Para tornar as exposições mais apelativas, serão utilizados meios audiovisuais diversos. Prevê-se, também, a realização e a apresentação oral de trabalhos pelos alunos.

Transmitir aos alunos conhecimentos sobre a actividade de planeamento e controlo de marketing numa empresa. Desenvolver nos alunos as competências necessárias à elaboração de um plano de marketing.

1. O Planeamento e o Plano de Marketing

2. Análise de diferentes modelos de Planos de Marketing: o modelo de Philip Kotler, de John Westwood, e de Malcolm McDonald

3. Estrutura do Plano de Marketing

3.1. Resumo Executivo

3.2. Análise da situação atual de marketing

3.3. Diagnóstico de marketing (SWOT): pontos fortes e fracos e oportunidades e ameaças

3.4. Estabelecimento dos objetivos e metas de marketing

3.5. Estratégias de marketing

3.5.1. Segmentação de Mercado

3.5.2. Mercado-alvo (Targeting)

3.5.3. Posicionamento da Oferta

3.6. Marketing-Mix

3.6.1. Produto

3.6.2. Preço

3.6.3. Distribuição (canais e distribuição física)

3.6.4. Comunicação (Publicidade, Relações Públicas, Venda Pessoal, Promoção de Vendas, Marketing Direto, Merchandising, e Patrocínio e Mecenato)

3.7. Plano de Ação

3.8. Orçamento

3.9. Avaliação e Controlo

3.10. Redação do documento Plano de Marketing

Kotler, Philip e Armstrong, Gary (2015), Princípios de Marketing, Pearson-Prentice Hall.

McDonald, Malcolm e Wilson, Hugh (2011), Planos de Marketing – Planejamento e Gestão Estratégica, Editora Campus, Elsevier.

Nunes, João Coelho e Cavique, Luís (2008), Plano de Marketing – Estratégia em Acção, Publicações Dom Quixote.

Torres, Hugo (2011), PME – Plano de Marketing Empresarial, Edições Afrontamento.

Westwood, John (1999), Como Redigir um Plano de Marketing, Europa-América.

Westwood, John (2005), Marketing Plan Workbook, Kogan Page LTD.

Wood, Marion Burk (2008), The Marketing Plan Handbook, Pearson-Prentice Hall.