Planeamento e Gestão da Paisagem

Modelos de Apoio á decisão

SIG e Deteção Remota

A UC encontra-se estruturada em aulas teórico práticas. Ao longo da unidade curricular o aluno desenvolve um projeto onde vai integrando os trabalhos práticos correspondentes às diferentes componentes de aprendizagem

Esta UC tem como objetivo fornecer ao estudante os conceitos e metodologias utilizadas no planeamento e gestão dos recursos naturais ao nível da paisagem. Como resultado da aprendizagem o aluno :

Aplica os princípios fundamentais do planeamento com base ecológica ao planeamento e gestão de paisagens florestais

Conhece e aplica diferentes metodologias de planeamento espacial à gestão das paisagens florestais

É capaz de desenvolver propostas de intervenção à escala da paisagem.

PARTE I – Conceitos, métodos e aplicações da ecologia da paisagem ao planeamento e gestão de paisagens florestais

1. Conceitos básicos de ecologia da paisagem

2.Estrutura e padrão das paisagens

3. Conceitos básicos sobre a dinâmica e as mudanças nas paisagens florestais

4. Exemplos de aplicação da ecologia  da paisagem ao planeamento e gestão das paisagens.

PARTE II-Planeamento e gestão das paisagens

Conceitos básicos em planeamento e gestão das paisagens

Modelos de planeamento ao nível da paisagem

Integração dos SE no planeamento e gestão das paisagens

Mapeamento e valorização dos serviços dos ecossistemas

Construção de alternativas de gestão para paisagens florestais

Antrop, M. (2003). Why landscapes of the past are important for the future. Landscape and Urban Planning.

Biggs, R., Schluter, M., & Schoon M. (2015). Principles for building resilience. Sustaining Ecosystem services in social-ecological systems. United Kingdom: Cambridge University Press.

Burkhard, B., & Maes, J. (2017). Mapping Ecosystem Services. (B. Burkhard, & J. Maes, Edits.) Sofia: Pensoft Publishers.

CEMAT. (2017). European Landscape Convention. STRASBOURG: EC.

DGT. (2020). Glossário de termos sonre a paisagem (adaptado do Sistema de Informação da Convenção do Conselho da Europa sobre a Paisagem. Lisboa: Direcção Geral do Território. Obtido de https://www.dgterritorio.gov.pt/sites/default/files/ficheiros-paisagem/Glossario.pdf

DgTerritório. (20 de 08 de 2018). Cartografia de Uso e Ocupação do Solo (COS, CLC e Copernicus). Obtido de DgTerritório: http://www.dgterritorio.pt/cartografia_e_geodesia/cartografia/cartografia_tematica/cartografia_de_uso_e_ocupacao_do_solo__cos_clc_e_copernicus_/

Everard, M. (2017). Ecosystem services Key Issues. New York: Routledge.

Grunewald, K., & Bastian, O. (2015). Ecosystem services- Concepts, methods and case studies. Berlin: Springer-Verlag.

Haaren, C., Lovett, A., A., & Albert, C. (2019). Landscape Planning with Ecosystem Services. Theories and Methods for Apllication in Europe. Netherlands: Springer Nature.

Lafortezza, R., Chen, J., Sanesi, G., & Crow, T. (2008). Patterns and processes in forest landscape. Springer.

Maes, J., Teller, A., Erhard, M., Grizzetti, B., Barredo, J., Paracchini, M., . . . Zulian, A. (2018). An analytical framework for mapping and assessement of ecosystem conditions. Luxembourg:: Publications Office of the European Union.

Miklós, L., & Spinerová, A. (2019). Landscape ecological Planning LANDEP. Switzerland: Springer Nature.

Steiner, F. (2008). The living landscape. An ecological Approach to landscape planning (2ª ed.). New York: IslandPress.

Turner, M. G., & Gardner, R. (2015). Landscape Ecology in theory and Practice. Pttern and process (2ª ed.). New York: Springer-Verlag.