Plantas Aromáticas, Condimentares e Medicinais

Não se estabelecem conhecimentos de base recomendados.

1. Desenvolvimento da componente teórica realizado com recurso ao método expositivo e apresentação de materiais específicos, recorrendo-se a estratégias de exposição participada e exemplos práticos, assim como a eventual utilização de vídeos, diaporamas e documentários, como complemento da informação sobre os temas trabalhados.

2. Organização de seminários com oradores convidados e de visitas de estudo, é também de considerar.

3. Realização de trabalhos de campo, com utilização das técnicas abordadas, envolvendo a observação e discussão da turma, contribuindo para que o aluno possa estruturar e aplicar os conhecimentos adquiridos em situações com a respetiva aplicabilidade.

1. Conhecer os conceitos de plantas aromáticas, condimentares e medicinais (PAMC), plantas auxiliares ou fitorremediadoras e plantas espontâneas.

2. Identificar as PACM e as plantas auxiliares e espontâneas mais relevantes.

3. Conhecer as formas de produção das PACM  e as tarefas executar, ao longo das estações do ano, no âmbito da produção das PACM em produção biológica.

4. Compreender a importância das plantas espontâneas na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas, o papel das aromáticas em sebes e maciços e a importância da vizinhança das plantas no contexto das alelopatias.

5. Conhecer as diversas formas de utilização das PACM: a extração de princípios ativos (maceração, decocção e infusão), os processos de secagem e conservação e as utilizações terapêuticas, condimentares, aromatizantes e agrícolas.

1. Identificação das PACM e das plantas auxiliares e espontâneas mais relevantes em AB.

2. Seleção e propagação de espécies adequadas a cada situação.

3. Tecnologias e operações culturais de instalação e manutenção em Produção Biológica.

4. Colheita, processamento, conservação e utilizações específicas em Produção Biológica.

5. Processos de extração de substâncias ativas ou preparações galénicas em fitoterapia (hídricas: infusões, decocções, macerações; e alcoólicas).

Avaliação Contínua
  • - Teste escrito - 100.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Bertrand, B, Petiot, E, & Collaert, J-P. (2008). Plantas que Curam Plantas. Tratar sin química los problemas del huerta y el jardin. Coleccion: Guias para la ferttlidad de la tierra. La Fertilidad de la Tierra Edicciones. 2ª Ed.

Bustamante, FML. (2002). Plantas Medicinalis Y Aromaticas – Estudio, Cultivo y Procesado. Ediciones Mundi-Prensa.

Cunha, AP, Costa, MC, Roque, OR, Cunha, HP & Portugal, MP. (2017). Manual de Plantas Medicinais. Bases Farmacológicas e Clinicas. Dinalivro.

Cunha, AP & Roque, OR. (2008). Plantas Medicinais da Farmacopeia Portuguesa: Constituintes, controlo, farmacologia e utilização. Fundação Calouste Gulbenkian.

Cunha, AP & Roque, OR. (2011). Cultura e Utilização das Plantas Medicinais e Aromáticas. Fundação Calouste Gulbenkian. 2ª Edição.

Cunha, AP & Roque, OR. (2015). Especiarias e Plantas Condimentares: Origem, composição e utilizações. Fundação Calouste Gulbenkian.

Cunha, AP, Silva, PA & Roque, OR. (2006). Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia. Fundação Calouste Gulbenkian. 2ª Edição.

Galvão, M. (2006). Os Remédios da Natureza – Segredos e Virtudes das Plantas que Curam. Selecções do Reader´s Digest.

Iburg, A. (2005). Especiarias de A – Z. Lisma, Edição e Distribuição de Livros, Lda.

Kothe, H. W. (2009). Léxico das Ervas. Dinalivro editora.

Norman, J. (2006). Ervas Aromáticas e Especiarias, a referência do cozinheiro. Civilização, Editores Lda.

Penalva, N. (2015). Farmácia Natural: Remédios naturais para as doenças mais comuns. Arte Plural Edições.

Ruasch, A & Lotz, B. (2005). Ervas Aromáticas de A _Z. Cultivo, Cozinha, Cosmética, Propriedades medicinais. Dinalivro Editora.

Shmidt, I. (2007). Léxico das Plantas Medicinais. Dinalivro Editora.

Valagão, MM. (2010). Natureza Gastronómica & Lazer – Plantas Silvestres Alimentares e Ervas Aromáticas Condimentares. Publicações no Âmbito do Projeto “Normas dinâmicas multifuncionais em Espaço Rural. Edições Colibri.