Conhecimentos de Base Recomendados
Não se estabelecem conhecimentos de base recomendados.
Métodos de Ensino
1. Desenvolvimento da componente teórica realizado com recurso ao método expositivo e apresentação de materiais específicos, recorrendo-se a estratégias de exposição participada e exemplos práticos, assim como a eventual utilização de vídeos, diaporamas e documentários, como complemento da informação sobre os temas trabalhados.
2. Organização de seminários com oradores convidados e de visitas de estudo, é também de considerar.
3. Realização de trabalhos de campo, com utilização das técnicas abordadas, envolvendo a observação e discussão da turma, contribuindo para que o aluno possa estruturar e aplicar os conhecimentos adquiridos em situações com a respetiva aplicabilidade.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer os conceitos de plantas aromáticas, condimentares e medicinais (PAMC), plantas auxiliares ou fitorremediadoras e plantas espontâneas.
2. Identificar as PACM e as plantas auxiliares e espontâneas mais relevantes.
3. Conhecer as formas de produção das PACM e as tarefas executar, ao longo das estações do ano, no âmbito da produção das PACM em produção biológica.
4. Compreender a importância das plantas espontâneas na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas, o papel das aromáticas em sebes e maciços e a importância da vizinhança das plantas no contexto das alelopatias.
5. Conhecer as diversas formas de utilização das PACM: a extração de princípios ativos (maceração, decocção e infusão), os processos de secagem e conservação e as utilizações terapêuticas, condimentares, aromatizantes e agrícolas.
Programa
1. Identificação das PACM e das plantas auxiliares e espontâneas mais relevantes em AB.
2. Seleção e propagação de espécies adequadas a cada situação.
3. Tecnologias e operações culturais de instalação e manutenção em Produção Biológica.
4. Colheita, processamento, conservação e utilizações específicas em Produção Biológica.
5. Processos de extração de substâncias ativas ou preparações galénicas em fitoterapia (hídricas: infusões, decocções, macerações; e alcoólicas).
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 100.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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Cunha, AP & Roque, OR. (2015). Especiarias e Plantas Condimentares: Origem, composição e utilizações. Fundação Calouste Gulbenkian.
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