Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares

Agricultura Geral e Agrometeorologia

Solos e Fertilização em Produção Biológica

Proteção contra Pragas, Doenças e Infestantes

O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo e apresentação de materiais específicos, recorrendo-se a estratégias de exposição participada e exemplos práticos, assim como a eventuais passagens de vídeos, diaporamas e documentários, como complemento da informação nos temas em questão; A organização de seminários com oradores convidados e de visitas de estudo, é também de considerar. A elaboração de trabalhos de campo, com utilização das técnicas abordadas, envolvendo a observação e discussão da turma, constitui parte da prática da UC, obrigando o aluno a estruturar e aplicar os conhecimentos adquiridos em situações com a respetiva aplicabilidade.

Identificação e produção de plantas.

Adoção de práticas culturais ao longo das estações do ano e execução de tarefas integradas no âmbito das plantas aromáticas, medicinais e condimentares (PAMC) em modo de produção biológica.

O papel das aromáticas em sebes e maciços florais e arbóreos. A vizinhança das plantas no contexto das alelopatias e utilização agrícola como auxiliar da luta biológica.

A extração de princípios ativos (maceração, decocção e infusão). A secagem e conservação pós-colheita. As utilizações terapêuticas, condimentares e aromatizantes.Identificação e produção de plantas.

1. Identificação das PAMC, das auxiliares e espontâneas mais relevantes em AB;

2. Seleção e propagação de espécies adequadas;

3. Tecnologias e operações culturais de instalação e manutenção em MPB;

4. Colheita, tratamento, conservação e utilizações específicas em AB.

Bertrand, B., Petiot, E., Collaert, J-P. (2008). Plantas que Curam Plantas. Tratar sin química los problemas del huerta y el jardin. Coleccion: Guias para la ferttlidad de la tierra. La Fertilidad de la Tierra Edicciones. 2ª Ed..

Bustamante, F. M. L. (2002). Plantas Medicinalis Y Aromaticas – Estudio, Cultivo y Procesado. Ediciones Mundi-Prensa.

Cunha, A. P., Roque, O. R. (2015). Especiarias e Plantas Condimentares: Origem, composição e utilizações. Fundação Calouste Gulbenkian.

Cunha, A. P., Roque, O. R. (2011). Cultura e Utilização das Plantas Medicinais e Aromáticas. Fundação Calouste Gulbenkian. 2ª Edição.

Cunha, A. P., Roque, O. R. (2008). Plantas Medicinais da Farmacopeia Portuguesa: Constituintes, controlo, farmacologia e utilização. Fundação Calouste Gulbenkian, serviço de educação e bolsas.

Cunha, A. P., Silva, P. A., Roque, O. R. (2006). Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia. Fundação Calouste Gulbenkian. 2ª Edição.

Galvão, M. (2006). Os Remédios da Natureza – Segredos e Virtudes das Plantas que Curam. Selecções do Reader´s Digest.

Iburg, A. (2005). Especiarias de A – Z. Lisma, Edição e Distribuição de Livros, Lda..

Kothe, H. W. (2009). Léxico das Ervas. Dinalivro editora.

Norman, J. (2006). Ervas Aromáticas e Especiarias, a referência do cozinheiro. Civilização, editores Lda..

Norman, J. (2004). Ervas Aromáticas e Especiarias – a referência do cozinheiro. Dorling Kindersley. Civilização, Editores, Lda..

Penalva, N. (2015). Farmácia Natural: Remédios naturais para as doenças mais comuns. Arte Plural Edições.

Ruasch, A., Lotz, B. (2005). Ervas Aromáticas de A _Z. Cultivo, Cozinha, Cosmética, Propriedades medicinais. Dinalivro editora.

Shmidt, I. (2007). Léxico das Plantas Medicinais. Dinalivro editora-

Valagão, M. M. (2010). Natureza Gastronómica & Lazer – Plantas Silvestres Alimentares e Ervas Aromáticas Condimentares. Publicações no Âmbito do Projeto “Normas dinâmicas multifuncionais em Espaço Rural. Edições Colibri.