Política e Certificação Florestal

Não tem

A UC está organizada em aulas teórico práticas que correspondem numa primeira parte a uma exposição teórica e numa segunda parte, a exercicios de aplicação utilizando metodologias participativas e colaborativas, de análise de conteúdo e de análise comparativa, de entrevistas, de estudos de caso e de análise de estratégias políticas.

Como as aulas desta UC funcionam apenas em metade do semestre letivo, a UC está organizada em duas partes distintas que funcionam simultâneamente para diversificar conteúdos e assim diminuir a concentração de matérias leccionada durante a semana.

Como resultado da aprendizagem da a Parte I da UC os estudantes:

1) Dominam os conceitos fundamentais necessários ao entendimento do processo político e do ambiente que determina a formação e implementação de políticas florestais;

2) Conhecem as Instituições, Organizações e outros Agentes individuais ou colectivos e os mecanismos de  promoção da sua participação nos processos de definição e implementação de estratégias políticas;

3) Realizam análises que lhe permitem examinar criticamente as politicas e ou programas concebidos para lidar com determinado tema.

4) Comunicam os resultados da análise estratégica de forma correcta

Como resultado da aprendizagem da a Parte II da UC os estudantes:

1) Conhecem os principais sistemas de certificação a nível nacional e internacional;

2) Conhecem as exigências da aplicação e monitorização dos sistemas de certificação dos espaços florestais e naturais.

3) Conhecem o panorama nacional no que toca à certificação dos espaços florestais e naturais.

4) Elaboram fichas de boas práticas ou protocolos de monitorização de atividades que podem ser incluídos no âmbito de um processo de certificação.

Parte I Politica florestal

1.1 Introdução aos conceitos básicos de politica

1.2 Evolução da política florestal no contexto histórico

1.3 O processo de desenvolvimento das politicas

1.4 Caracteristicas e tipos de participantes no processo de desenvolvimento e implementação de politicas

1.5 Os produtos e resultados do processo politico

1.6 Informação necessária para o desenvolvimento de politicas

1.7 Considerações de ordem etica no desenvolvimento e implementação de politicas

2 A análise de políticas. Metodologias.

2. Aplicação prática dos conceitos adquiridos à análise de políticas públicas ao nível europeu, nacional e regional.

Parte II Certificação florestal

1.1 A certificação no contexto florestal. Principais processos de certificação.

1.2 Mecanismos associados ao processo de certificação.

1.3 Custos efetivos da certificação.

1.4 Benefícios potenciais da certificação.

1.5 Efeitos sociais e ambientais da certificação.

1.6 Certificação da gestão florestal, da cadeia de cústódia.

1.7 Certificação individual, certificação de grupo e certificação regional.

Avaliação contínua
  • - Teste 1 - 50.0%
  • - Trabalho - 50.0%
exame
  • - Exame escrito - 100.0%

Bardach, E. (2011). Practical guide for policy analysis: the eightfold path to more effective problem solving. London: Sage.

FAO. (2014). Strengthening evidence-based forest policy-making. Forestry policy and Institutional working paper 33. Rome: FAO.

FAO. (2010). Developing effective forest policy – A guide. Forestry Paper 161. Rome: FAO.

Instituto Português de Qualidade. (2014). Norma Portuguesa de Gestão Florestal Sustentável NP 4406- Aplicação dos critéios pan-europeus para a gestão florestal sustentáve; (2014, 2012, 2009, 2003). Caparica, Portugal: Instituto Português de Qualidade.

Krott, M. (2005). Forest policy analysis. Netherlands: Springer Science & Business Media.

Nussbaum, R., & Simula, M. (2005). The Forest Certification Handbook (2 nd ed.). London: The Earthscan Forestry Library.

Vogt, K., Larson, B.C., Gordon, J.C., Vogt, D.J, & Fanzeres, A. (2000). Forest Certification. Roots, Issues, Challenges, and Benefits. London: CRC Press.

Outra bibliografia a  fornecer aos alunos durante as aulas para tratamento de assuntos específicos.