Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
De acordo com o Artº no 32 do Regulamento Académico do 2º Ciclo de Estudos do Instituto Politécnico de Coimbra, esta unidade unidade curricular, pela natureza das competências definidas, os alunos podem optar pela modalidade de avaliação contínua, de acordo com os seguintes critérios e procedimentos:
A avaliação contínua resulta da elaboração individual de dois trabalhos teórico-práticos, com o peso total de 100% na nota final (50%+50%).
Ambos se baseiam na produção de materiais didáticos para a promoção e desenvolvimento da leitura e da escrita no Pré-escolar.
Avaliação contínua: Trabalho 1 – 50.0% Trabalho 2 – 50.0%
No caso de o aluno pretender apresentar-se a exame, deverá cumprir duas condições específicas: a 1ª ser submetido a uma comprovação teórica dos conteúdos lecionados ao longo do semestre e a 2ª, elaborar uma planificação de uma tarefa prática a partir de um texto e/ou de um projeto de trabalho incluído no enunciado da prova.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender aspetos relevantes sobre as aquisições da linguagem, da leitura e da escrita;
2. Reconhecer os estádios, contextos e funções da aprendizagem da leitura e da escrita no Pré-escolar;
3. Desenvolver atividades capazes de motivar precocemente a aprendizagem da leitura e da escrita e a sua promoção em contexto familiar e em sala;
4. Ampliar e aprofundar, de um ponto de vista especializado, competências e técnicas no âmbito da Expressão e da Comunicação;
5. Compreender as fases de desenvolvimento entre o Pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico e os indicadores comportamentais de sucesso na aquisição da leitura-escrita;
6. Produzir materiais didáticos para motivação da oralidade, da leitura e da escrita no Pré-escolar.
Programa
I. Emergência da leitura
1.2.Interações criança-adulto: contextos, materiais, funções e formas
1.3.Motivação, estímulo, promoção e atitudes facilitadoras face à leitura
1.4. Práticas promotoras do desenvolvimento da consciência linguística
II. Emergência da Escrita
2.1.Promoção e envolvimento da leitura: ambientes e comportamentos facilitadores
2.2.Descoberta e apreensão das funcionalidades da linguagem escrita
2.3.Aspetos figurativo-concetuais e comportamentos de descoberta e aprendizagem da linguagem escrita
III. Falar, ler e escrever no jardim de infância: da investigação à ação: produção de materiais para implementação e sequenciação de atividades.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho 2 - 50.0%
- - Trabalho 1 - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Andrade, Ana Isabel et alii, (orgs.) (2014). A Diversidade Linguística nos Discursos e nas Práticas de Educação e Formação:U.Aveiro.
Costa, J. e Santos, A. L. (2003). A falar como os bebés. O desenvolvimento linguístico das crianças. Primeiros passos. Editorial Caminho: Lisboa.
Malasartes, A. (2006). A relação da criança com o livro. Educadores de Infância, n.º 10.
Mata, L. (2008). A Descoberta da Escrita. Ministério da Educação DGIDC: Lisboa.
Mata, L. (2006). Literacia Familiar – Ambiente familiar e descoberta da linguagem escrita. Porto Editora: Porto.
Rigolet, S. A. N. (2006). Para uma aquisição precoce e optimizada da linguagem, Linhas de orientação para crianças até aos 6 anos. Porto Editora: Porto.
Sá, Cristina (org.) (2014). Transversalidade III: Das palavras à ação nos primeiros anos de escolaridade. CIDTFF-U.Aveiro.
Viana, F.L et alii, (org). (2014). Falar, Ler e Escrever: propostas integradoras para o JI. Santillana: Carnaxide.