Prática clínica baseada na evidência

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos ao nível do 1º ciclo em fisioterapia

Métodos de Ensino

Métodos e estratégias pedagógicas adoptadas: Exposição em Aulas Teóricas (T8), e Resolução de problemas em aulas Teórico práticas (T/P17).

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver a um nível aprofundado o conhecimento e as competências para a adoção de uma prática
baseada na evidência.
Desenvolver a compreensão sobre as barreiras e os mecanismos facilitadores da implementação da prática
baseada na evidência, bem como as estratégias para essa mesma implementação no dia-a-dia da prática
clínica.
Compreender os princípios da análise crítica da literatura e das razões pelas quais deve ser levada a cabo.
Recolher e avaliar evidência e informação de uma grande quantidade de fontes, e analisar criticamente a
evidência da investigação e aplicá-la à prática quando apropriado;
Avaliar a relevância da evidência publicada na sua prática clínica.

Utilizar dados numéricos e capacidades ao nível das tec. de inf. e comunicação na gestão e análise de dados;
Gerir a avaliação e os cuidados de fisioterapia com base na evidência
Reconhecer a necessidade do desenvolvimento profissional contínuo e do desenvolvimento e disseminação
de uma prática baseada na evidência.

Programa

Princípios e fundamentos da prática da fisioterapia baseada na evidência;

A prática da fisioterapia baseada na evidência

Níveis e tipos de evidência

A formulação da questão clínica para a pesquisa de evidência

A pesquisa da evidência

Elementos da evidência

Questões, teorias e hipóteses

Desenhos de investigação e o seu relacionamento com questões sobre testes e medidas de diagnóstico, prognóstico, intervenções e resultados

Estudos qualitativos

Avaliação crítica da evidência

Avaliação da qualidade da evidência sobre testes e medidas de diagnóstico, prognóstico, intervenções e resultados;

Avaliação crítica de revisões sistemáticas, ensaios clínicos e diretrizes clínicas (guidelines)

Implementação da evidência na prática clínica

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Jewell, DV (2008) Guide to evidencebased physical therapy practice, Jones and Bartlett Publishers, Sudbury, Massachusetts

Sackett, D.L., Straus, S.E., Richardson, W.S., Rosenberg, W., & Haynes, R.B. (2000). Evidencebased medicine: How to practice and teach EBM. London: Churchill Livingstone.

World Confederation for Physical Therapy (2007). Declarations of Principle: Evidence based pratice. WCPT

Publications Policy Documents. Available from: www.wcpt.org/common/docs/policies

National Institute for Health and Clinical Excellence (April 2007) The guidelines manual. London: National Institute for Health and Clinical Excellence. Available from: www.nice.org.uk

Scottish Intercollegiate Guidelines Network (January 2008) SIGN 50 A Guideline Developer’s Handbook. Revise Edition. ED Robin T Harbour. London. Available from: www.sign.ac.uk

Cochrane (2006) Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions 4.2.6, The Cochrane Collaboration