Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos ao nível do 1º ciclo em fisioterapia
Métodos de Ensino
Métodos e estratégias pedagógicas adoptadas: Exposição em Aulas Teóricas (T8), e Resolução de problemas em aulas Teórico práticas (T/P17).
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver a um nível aprofundado o conhecimento e as competências para a adoção de uma prática
baseada na evidência.
Desenvolver a compreensão sobre as barreiras e os mecanismos facilitadores da implementação da prática
baseada na evidência, bem como as estratégias para essa mesma implementação no dia-a-dia da prática
clínica.
Compreender os princípios da análise crítica da literatura e das razões pelas quais deve ser levada a cabo.
Recolher e avaliar evidência e informação de uma grande quantidade de fontes, e analisar criticamente a
evidência da investigação e aplicá-la à prática quando apropriado;
Avaliar a relevância da evidência publicada na sua prática clínica.
Utilizar dados numéricos e capacidades ao nível das tec. de inf. e comunicação na gestão e análise de dados;
Gerir a avaliação e os cuidados de fisioterapia com base na evidência
Reconhecer a necessidade do desenvolvimento profissional contínuo e do desenvolvimento e disseminação
de uma prática baseada na evidência.
Programa
Princípios e fundamentos da prática da fisioterapia baseada na evidência;
A prática da fisioterapia baseada na evidência
Níveis e tipos de evidência
A formulação da questão clínica para a pesquisa de evidência
A pesquisa da evidência
Elementos da evidência
Questões, teorias e hipóteses
Desenhos de investigação e o seu relacionamento com questões sobre testes e medidas de diagnóstico, prognóstico, intervenções e resultados
Estudos qualitativos
Avaliação crítica da evidência
Avaliação da qualidade da evidência sobre testes e medidas de diagnóstico, prognóstico, intervenções e resultados;
Avaliação crítica de revisões sistemáticas, ensaios clínicos e diretrizes clínicas (guidelines)
Implementação da evidência na prática clínica
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Jewell, DV (2008) Guide to evidencebased physical therapy practice, Jones and Bartlett Publishers, Sudbury, Massachusetts
Sackett, D.L., Straus, S.E., Richardson, W.S., Rosenberg, W., & Haynes, R.B. (2000). Evidencebased medicine: How to practice and teach EBM. London: Churchill Livingstone.
World Confederation for Physical Therapy (2007). Declarations of Principle: Evidence based pratice. WCPT
Publications Policy Documents. Available from: www.wcpt.org/common/docs/policies
National Institute for Health and Clinical Excellence (April 2007) The guidelines manual. London: National Institute for Health and Clinical Excellence. Available from: www.nice.org.uk
Scottish Intercollegiate Guidelines Network (January 2008) SIGN 50 A Guideline Developer’s Handbook. Revise Edition. ED Robin T Harbour. London. Available from: www.sign.ac.uk
Cochrane (2006) Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions 4.2.6, The Cochrane Collaboration