Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
As aulas decorrerão semanalmente, implicando o recurso a: – explanações das docentes para aprofundamento científico e pedagógico das áreas de conteúdo do programa; – seleção, preparação e planificação de temas a implementar na sala de aula; – construção de instrumentos de: observação/avaliação, planos de atividades e materiais didáticos; – reflexão sobre a prática de sala de aula e sobre a aprendizagem do/a estagiário/a em diferentes situações pedagógicas; – discussão e resolução de situações problemáticas identificadas no estágio; – orientação e acompanhamento do Relatório Final elaborado no âmbito da prática de ensino supervisionada do 2º CEB.
Resultados de Aprendizagem
-Dominar o conhecimento de princípios e métodos que permitam capacitar os futuros docentes para a adoção de atitude investigativa no desempenho profissional em contexto específico, com base na compreensão e análise crítica de investigação relevante. -Perspetivar e fundamentar a ação pedagógica no quadro integrador dos princípios e valores do currículo em Educação Básica. -Adequar os conhecimentos teóricos às exigências da docência nas áreas curriculares ou disciplinas abrangidas pelo respetivo domínio de habilitação para a docência. -Levantar pistas consistentes de intervenção e investigação educativas, e formular hipóteses de trabalho e projetos de investigação e intervenção educativa adequados ao contexto e aos sujeitos. -Perspetivar a observação como estratégia adequada ao conhecimento do contexto educativo e do sujeito a educar, e utilizar a avaliação como regulador pedagógico. -Planificar a intervenção educativa nos domínios de Ciências Naturais e Matemática.?
Programa
1. Observação e avaliação em contexto educativo: a. Construção e utilização de instrumentos de observação/avaliação. b. Análise e interpretação dos dados. 2. Construção Curricular (programas de ensino básico, metas curriculares do ensino básico, saberes científicos, pedagógicos e didáticos), planificação, intervenção educativa e reflexão críticas sobre as práticas.
Métodos de Avaliação
- - Trabalhos individuais, planificações de aulas, análise de textos científicos - 100.0%
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
Alarcão, I., & Tavares, J. (2010). Supervisão da Prática Pedagógica – Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem (2ª edição). Coimbra: Almedina.
Clarke, B., Grevholm, B. & Milman, R. (2009). Tasks in Primary Mathematics Teacher Education. NY: Springer
Gardner, J. (2012). Assessment and Learning. London: Sage Publications LTD.
Altet. Análise das Práticas dos Professores e das Situações Pedagógicas. Porto: Porto Editora;
Ponte, J. P. (2002). Investigar a nossa própria prática. In G. (org.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 5-28). Lisboa: A.P.M.