Práticas de Secretariado e Assessoria I

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos da língua portuguesa ao nível do 12º ano de escolaridade.

Informática na ótica do utilizador.

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:

a) Sessões de caráter teórico-prático de análise e discussão de casos.

b) Sessões de caráter prático e de aplicação de técnicas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular desenvolverá competências de atuação profissional e de forte aplicação prática.

Pretende estimular capacidades reflexivas e de atuação sobre práticas de secretariado e assessoria, dos processos inerentes à inovação nas organizações, bem como assessorar a direção relativamente à
introdução de melhorias continuas nas práticas de trabalho.

Competências saber-saber

  • Compreender atividades de secretariado e assessoria no contexto do funcionamento estratégico das organizações.
  • Compreender a importância dos normativos da Qualidade para a inovação das organizações.
  • Compreender, gerir e avaliar boas práticas de secretariado.

Competências saber-fazer

  • Saber articular práticas de assessoria com objetivos organizacionais.
  • Aplicar práticas de organização de processos de trabalho.
  • Aplicar técnicas de comunicação nas organizações.
  • Assessorar e aconselhar a direção sobre necessidades de informação.

Programa

1.  Assessoria de Direção e o Desenvolvimento Organizacional

  • Importância da assessoria de direção no desenvolvimento organizacional.
  • Cultura, clima e comportamento organizacional.
  • Objetivos como mecanismo motivacional.
  • Práticas relevantes de assessoria de direção para o desenvolvimento das organizações.

 2. Comunicação Organizacional e as Práticas de Assessoria

  • Relações públicas e comunicação institucional.
  • Comunicação interna e a assessoria.
  • A melhoria contínua e a qualidade.

3. Importância da eficácia da Comunicação Interpessoal na Assessoria e Secretariado

  • O perfil do profissional de secretariado e assessoria.
  • Funções de secretariado e assessoria.
  • Importância da comunicação interpessoal para o êxito das funções do profissional de secretariado e assessoria.

 

4. Práticas aplicadas

  • Redação de documentos diversos de apoio à gestão.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Principal:

Amaral, I. (2000). Imagem e Sucesso – Guia de Protocolo para Empresas. Editorial Verbo.

Beirão, I. & Al. (2008). Manual de Comunicação Empresarial. Corroios: Plátano Editora.

Borges, Maria João. (2015). 3ª Edição. ETEP – Edições Técnicas e Profissionais.

Cunha, M. & Al. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa. 8.ª Edição. Lisboa: RH Editora.

Freixo, M. (2012).Teorias e Modelos de Comunicação. 3.ª Ed. Lisboa: Instituto Piaget.

Moura, R. (2016). Gestão e Desenvolvimento Sócio-organizacional. Lisboa: CIDEC- Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos.

Moreira, I. (2014). A Excelência no Atendimento. 4ª Edição atualizada. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.

Moreira, I. (2016). Correspondência Comercial. 3.ª Ed. Lisboa: ETEP – Edições Técnicas e Profissionais.

Pedrosa, I. & Teixeira, M. P. (2000). Organização e Práticas de Secretariado. Lisboa: Universidade Aberta.

Rego, A. (2010). Comunicação Pessoal e Organizacional – Teoria e Prática. 2.ª Ed. Lisboa: 2010. Villafane, J. (1998). Imagem Positiva – Gestão Estratégica da imagem das empresas. Lisboa: Edições Sílabo (versão portuguesa).

 

Complementar:

Beckhard, R. (1969). Organization Development Strategies and Models, Addison – Wesley, Reading, MA.

Cushway, B. & Lodge D. (1993). Organizações, Planeamento e Comportamento. Lisboa: Clássica Editora (versão portuguesa).

Détrie Ph. e Broyez C. (2001). La communication interne au service du management. Paris: Liaisons.

Diridollou, Bernard. (2002). Gerir a sua Equipa Dia a Dia. Bertrand Editora.

Henriet B. e Boneu F. (1990). Audit de la communication interne. Paris: Les Editions de l’Organisation.

Malone, M. (1992). The Virtual Organization: Structuring and Revitalizing the Corporation of the 21st Century. New York: Harper Business.

Lorente, M. José G. (2001). Manual Prático da Secretária Eficiente. Nick Buendía: Clube do Livro Técnico.

Nascimento, E. e Trabula, M. (2016). Elucidário de como elaborar documentos de interesse geral. 19.ª Ed. Coimbra: Edições Almedina.

Neves, J. & al. (2006). Manual de Competências Pessoais e Instrumentais – Teoria e Prática. Lisboa: Edições Sílabo.

Pedro, R. (2016). O Papel do Profissional de Secretariado – O Caso do Secretariado da Administração dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Leiria. Trabalho profissional inédito. Coimbra: Instituto Politécnico de Coimbra.

 

Bibliografia eletrónica:

ASP-Associação Portuguesa de Secretariado e Assessoria. http://www.asp-secretarias.pt.

Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo. http://www.aporep.com.