Conhecimentos de Base Recomendados
Matemática elementar
Métodos de Ensino
O método de ensino previsto será exclusivamente o apoio ao estudante sob a forma de horário de atendimento, uma vez que não foi aberta a edição do CTeSP no ano letivo 23/24.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Economia visa dotar os alunos de competências para a compreensão dos movimentos agregados das economias de mercado contemporâneas. Esta unidade curricular baseia-se nos seguintes resultados de aprendizagem: a) Descrever a macroeconomia como ciência e analisar o objeto da macroeconomia. b) Identificar as variáveis macroeconómicas fundamentais e os principais problemas e questões macroeconómicas, nomeadamente, desemprego, inflação, produto nacional, consumo e poupança. c) Medir e descrever o funcionamento global. Calcular os principais agregados macroeconómicos. d) Compreender e aplicar os conceitos de Microeconomia. e) Apreender a metodologia da lógica económica do mercado. f) Resolver problemas simples utilizando a metodologia da lógica económica e os conceitos aprendidos.
Programa
1 – História do pensamento económico
2 – Macroeconomia
2.1 – Inflação
2.2 – Medição da atividade económica
2.3 – Contabilidade nacional
2.4 – Caracterização económica das famílias
2.5 – Multiplicador Keynesiano
3 – Microeconomia
3.1 – Procura e Oferta nos mercados
3.2 – Estruturas de mercado
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste 1 - 35.0%
- - Teste 2 - 35.0%
- - Teste 3 - 30.0%
- - Teste 1 - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Andrade, J.S. (1998). Introdução à economia. Minerva.
Dornbusch, R. e Fischer, S. (1998). Macroeconomia. Lisboa: McGraw-Hill
Frank, R. and Bernanke, B. (2011). Principles of Macroeconomics (2nd Edition). Brief Edition, New York: McGraw-Hill.
Krugman; P. and Wells, R. (2015). Microeconomics (4th edition). Worth Publishers.
Nabais, C. and Ferreira, R. (2012). Macroeconomia: Lições e Exercícios. Lidel.