Conhecimentos de Base Recomendados
É esperado que o aluno desta disciplina reuna os conhecimentos essenciais de matemática adquiridos no ensino secundário.
Métodos de Ensino
O ensino da disciplina de Macroeconomia é realizado através de diferentes métodos:
-através da projecção de slides com a matéria teórica;
– realização de exercícios práticos no quadro , em que os alunos são convidados a participar e tirar dúvidas;
– ao longo do semetre, serão distribuidos jornais semanários de economia de modo a que os alunos possam compreender a realidade macroeconómica do seu país e até ao nível mundial, aplicando deste modo os seus conhecimentos adquiridos na disciplina de Macroeconomia.
Resultados de Aprendizagem
Competências a adquirir:
A disciplina visa desenvolver as competências do aluno no que respeita à compreensão dos grandes
agregados macroeconómicos e ao modo como se inter-relacionam.
Objetivos:
•Debater as questões macroeconómicas da actualidade;
•Compreender o papel das políticas económicas;
•Determinar e interpretar grandezas macroeconómicas;
•Compreender os modelos macroeconómicos;
•Interpretar multiplicadores;
•Compreender a dinâmica da inflação e desemprego;
•Contextualizar a intervenção do Estado no estímulo à competitividade e ao crescimento económico;
•Distinguir crescimento económico de ciclo económico.
Programa
I Introdução
II Medição da actividade económica
Produto como medida da actividade económica
Hiato do produto
Emprego e desemprego
Medição do nível de preços e inflação
Taxa de inflação
Impactos económicos da inflação/deflação
Grandezas nominais e reais
Contas Nacionais
Questões conceptuais e teóricas
Agentes, operações, fluxos e stocks
Circuito económico
Identidades da Contabilidade Nacional
III O Estado e as finanças públicas
Saldos e défices orçamentais
Dívida pública
IV Consumo, Poupança e Investimento
Consumo privado e poupança das famílias
Investimento
V Efeitos Multiplicadores
Modelo Keynesiano Simples
Política Monetária e Orçamental
VI Modelo IS/LM
Mercado do produto e a IS
Mercado monetário e a LM
Equilíbrio simultâneo
Políticas orçamentais e monetárias
VII Oferta agregada e procura agregada
Procura agregada
Oferta agregada
Equilíbrio Macroeconómico
Deslocações das curvas de oferta e procura agregadas
VIII Crescimento e ciclos económicos
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Dornbusch R., Fischer S., Startz R., (1998), “Macroeconomia”, McGraw-Hill, Lisboa, 7ª ed.;
Samuelson, P. e Nordhaus, W (2005), “Macroeconomia”, McGraw-Hill, Lisboa, 18ª ed;
Amaral, J. Ferreira, Louçã, F., Caetano, G., Fontainha, E., Ferreira, C., Santos, S.(2007), “Introdução à
Macroeconomia”, Escolar Editora, Lisboa, 2ª ed.
Sequeira, T., Neves, P., Santos, M. (2018). Macroeconomia – Exercícios, Ed Silabo;
Pinho, M. (2022). Macroeconomia – Teoria e Prática Simplificada, Ed Silabo;