Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Tratando-se de uma formação pós graduada com objetivos de aprofundamento de temáticas específicas e sendo maioritariamente frequentada por profissionais, as metodologias de ensino utilizadas são de dois tipos: 1) Exposição de temáticas por parte do docente e 2) Apresentação de trabalhos de aprofundamento por parte dos formandos. As temáticas dos trabalhos serão escolhidas pelos docentes de entre as problemáticas mais frequentes com implicações nos aspectos cognitivos e motores da criança.
Resultados de Aprendizagem
1- Conhecer a problemática da deficiência inteletual no atual contexto
2 – Conhecer a etiologia e as características dos principais problemas de cognição
3 – Conhecer a etiologia e as características dos principais problemas que afetam a motricidade
4 – Conhecer as particularidades do desenvolvimento das crianças com estas problemáticas
Programa
1- Problemas de cognição
1.1 – A problemática da deficiência Intelectual (evolução histórica do conceito, metodologias de diagnóstico)
1.2- Concepção actual (a definição da AAIDD)
1.3- As funções do processo e avaliação (diagnóstico, classificação e planificação dos apoios
1.4- As diferentes classificações (DSM 5, ICD10 e CIF)
1.5- Etiologia das deficiências intelectuais (alterações congénitas e influência ambiental)
1.6- Prevenção
2- Problemas de motores
2.1- Sistema nervoso (breve estudo da sua formação e funcionamento)
2.2 – Etiologia das deficiências motoras
2.3 – Classificação e caracterização dos diferentes síndromes
2.4- Prevenção (aconselhamento, diagnóstico precoce e cuidados de saúde)
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Apresentação oral na aula - 50.0%
- - portfolio digital - 50.0%
- - portfolio digital - 50.0%
- - Apresentação oral na aula - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
American Psychiatric Association (2013). DSM 5 : Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5ª ed)
Espanha, M. ; PascolL, A. G. ; Correia, P. P.(2002). Aparelhos e sistemas de manutenção do meio interno (3ª ed.) – Lisboa :Faculdade de Motricidade Humana.
Martha E. Snell and Ruth Luckasson, W. S.-D. (2009). Characteristics and Needs of People With
Intellectual Disability. Intelectual and developmental Disabilities , 47 (3), 220-233.
Purves, D., Agustine, G., Fitzpatrick, D., Katz, L., LaMantia, A., McNamara, J., & Williams, S. (2005). Neurociências. Porto Alegre: Artmed Editora SA.
Schalock, R. L., Borthwick-Duffy, S. A., Bradley, V. J., Buntinx, W., & Coulter, D. L. (2010).
Intellectual Disability: Definition, Classification, and Systems of Supports (11ª ed.). AAIDD.