Produção de Monogástricos II

– Agricultura e Zootecnia gerais I e II

– Biologia I e II

– Unidade biológica animal

A fim de poder conferir as competências propostas, o processo de ensino/aprendizagem baseia-se em:

1) Aulas de exposição teórica na sala de aula com apresentações em Powerpoint.

2) Na execução de trabalhos práticos no campo (maneio de equinos e suínos na ESAC e nas explorações privadas fora da escola), em laboratório (reprodução natural e inseminação artificial)

3) Na pesquisa bibliográfica e na análise de artigos e relatórios sobre os conteúdos da UC.

Visa habilitar o aluno, de forma abrangente, sobre os principais aspetos associados à produção de suínos e à produção de equinos com os seguintes objetivos:

– Conhecer as raças de suínos e as suas principais características;

– Conhecer os sistemas de produção;

– Saber como aplicar as técnicas de maneio diário no sector da reprodução e seleção;

– Conhecer as técnicas de gestão de uma suinicultura;

– Conhecer as necessidades do alojamento de suínos e o tratamento dos efluentes;

– Compreender a alimentação e o maneio alimentar em diferentes fases de produção;

– Entender os fatores que afetam o bem-estar dos suínos, a higiene e sanidade animal e definir o plano de biossegurança animal.

– Conhecer as raças dos equinos e as suas principais características;

– Desenvolver os seus conhecimentos técnicos sobre a criação de cavalos;

– Saber o maneio de reprodução em equinos;

– Conhecer o maneio alimentar dos cavalos;

– Conhecer a higiene e sanidade dos cavalos;

– Ter conhecimentos de equitação e do ensino de cavalos.

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas nos estudantes, a unidade curricular encontra-se dividida em dois módulos: Módulo 1 – Produção de Suínos e Módulo 2 – Produção de Cavalos

Módulo 1 – Produção de Suínos (50%)

1) A origem e evolução dos suínos e as raças exploradas em diferentes sistemas de produção;

2) Alojamentos dos suínos – Regimes: Intensivo, intensivo ao ar livre e extensivo;

3) Maneio reprodutivo e alimentar e os registos necessários.

4) Cria, recria e engorda dos leitões;

5) Sanidade animal e doenças que afetam os suínos;

6) Biosegurança numa suinicultura.

Módulo 2 – Produção de Cavalos (50%)

1) A origem e evolução dos equinos, as diferentes raças e a suas aptidões;

2) Alojamentos;

3) Reprodução Equina – Técnicas de maneio reprodutivo dos equinos;

4) Tecnologia de sémen;

5) Maneio alimentar dos equinos;

6) Higiene e sanidade animal;

7) Equitação e ensino do cavalo.

Avaliação Contínua
  • - Módulo 1: CF = (50% Prova escrita + 30% Trabalho de campo + 20% Trabalho de pesquisa e apresentação em Powerpoint) - 50.0%
  • - Módulo 2: CF = (40% Teste escrito + 40% Prova prática + 20% preparação e discussão de um trabalho prático) - 50.0%
Avaliação Por Exame
  • - Prova escrita (70%) + prova prática/oral, relativa às matérias de práticas de campo (30%). - 100.0%

Produção de suínos

Brent, G. – The Pigmans Hand Book. London. Farming press Ltd. 1995.

Carbo, C. – Ganado Porcino. Madrid. Ediciones Mundi Prensa. 1984.

Hill, J.; Sainsbury, D. – The Health of Pigs (Nutrição, alojamentos e prevenção das doenças). England. Longman Scientific & Technical group ltd.1995.

Muirhead, M.; Alexander, T. – Managing pig health and the treatment of disease. U.K. 5M Enterprises Ltd. 1997.

Soulsby, E. – Helmintos, Artropodes y Protozoários de los Animales Domésticos, 7ª ed. México. Copyright by Nueva Editorial Interamericana. 1987.

Thornton, K. – Outdoor Pig Production. U.K., Farming Press Books. 1995.

Whittemore, C. – The Science and Practice of Pig production. England. Longman Scientific & Technical group ltd. 1993.

Produção de equinos

Blanchard, T.; Dickson, D.; Schumacher, J. – Manual of Equine Reproduction, Missouri, Mosby. 1998.

Equine Research Inc. – Breeding Management & Foal Development. Texas. 1992.

Hodgson, D.; Rose, R. – Manual of Equine Practice. Philadelphia. W. B. Saunders Company. 1993.

Les haras nationaux (2014). Cheval, techniques d’élevage. Les haras Nationaux.

Martin-Rosser, W. (2012). Nutrition et alimentation des chevaux. Édition Quae.

Martins da Silva, A. T. (2009). Hipologia – Guia Para o Estudo do Cavalo. LIDEL

McKinnon, A.; Voss, J. – Equine Reproduction. Williams &Wilkins, Media. 1992.

Ministère de l’Agriculture, de la Pêche et de l’Alimentation – Insémination Artificielle Équine – Guide Pratique, 2ª edition, Institut du Cheval. Paris. 1996.

NRC – Nutriente Requirements of Horses.1989.

Parker, R. (2013). Equine Science. Delmar.

Portas, M. (2003). Identificação de Equinos. MADRP.

Vogel, C. – Manual Completo de Tratamento de Cavalos. Lisboa. Copyright by Centralivros Lda. 1997.

Wolter, R. In: Alimentation du Cheval. France. Éditions Agricole, Première édition. 1994.

Zeitler-Feicht, M. H. (2004). Horse behaviour explained – origins, treatment and prevention of problems. Manson Publishing Ltd.