Produções Agropecuárias

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio elevado da expressão escrita e oral em língua Portuguesa ou Inglesa

Métodos de Ensino

A metodologia será expositiva com recurso a exemplificação e sempre que possível serão feitas visitas a explorações agropecuárias.

Resultados de Aprendizagem

1- Conhecer a diversidade de sistemas de produção de frutícola, hortícola e plantas arvenses, aromáticas ou medicinais, e o seu modo de produção como condicionantes da quantidade e qualidade, referindo exemplos de exploração de cultivares Nacionais.

2- Identificar os aspetos determinantes para a qualidade dos produtos de origem vegetal, que se relacionam quer com o genótipo, quer com o ambiente em que se inserem e verificar o potencial dos selos de qualidade na sua promoção.

3- Conhecer a diversidade de sistemas de produção animal e modo de produção como condicionantes da quantidade e qualidade dos produtos de origem pecuária, referindo exemplos associados à exploração das raças autóctones.

4- Identificar os aspetos determinantes na qualidade dos produtos de origem pecuária, que se relacionam quer com o animal produtor, quer com o ambiente em que se inserem e verificar o potencial dos selos de qualidade na sua promoção.

Programa

 

1- Sistemas de produção agrícola mais comuns e seus calendários culturais

1.1 – Arvenses

1.2 – Frutícolas

1.3 – Hortícolas

1.4 – Plantas aromáticas, medicinais e comestíveis

2- Modos de produção agrícola

2.1 – Convencional

2.2 – Integrada

2.3- Biológica

3- Fatores determinantes para a qualidade dos produtos agrícolas

3.1 – Solo e clima

3.2 – Variedade e estado fenológico.

3.3 – Operações culturais e plano de exploração

4- Selos de qualidade

4.1- Legislação (DOP, IGP, ETG, MPB)

4.2 – Exemplos para produtos nacionais 

5- Principais sistemas de produção animal

5.1- Intensivos

5.2- Extensivos

5.3- Exemplos associados às raças autóctones

6- Modos de produção animal

6.1 – Convencional

6.2 – Integrado

6.3 – Biológico

7- Fatores determinantes para a qualidade

7.1- Intrínsecos ao animal

7.2 -Extrínsecos ao animal

7.3 – Zoonoses

8- Selos de qualidade

8.1- Legislação

8.2- Exemplos nacionais 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - 1 teste de resposta curta incidente sobre o módulo 2 - 50.0%
  • - 1 teste de resposta curta incidente sobre o módulo 1 - 50.0%
Exame
  • - M1*0.5+M2*0.5 - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

-Agustí, M. 2004. Fruticultura. Mundi-Prensa Madrid.

-Almeida, D. 2006. Manual de Culturas Hortícolas, Vol. 1 e 2, Ed. Presença -Cunha, A. P., Ribeiro, J.A. e Roque, O.R, 2007. Plantas Aromáticas em Portugal. Caracterização e Utilizações. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 328 p.

-Cunha, A. P., Silva, A. P. e Roque, O.R, 2006. Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia. Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª ed., Lisboa, 702 p.

-DGAV 2013 – Raças Autóctones Portuguesas. MADRP.

-GPP 2012 – Portugal rural : territórios e dinâmicas. MADRP.

-Guerrero, A. 1999. Cultivos herbáceos extensivos. Ediciones Mundi-Prensa. 6ª Edición. Madrid.

-INIAP 2004 – Recursos Genéticos Animais em Portugal. Relatório Nacional, Oeiras.

-Pereira, A 1992. – Higiene e Sanidade Animal. Fundamentos da Produção Pecuária. Publicações Europa América