Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio elevado da expressão escrita e oral em língua Portuguesa ou Inglesa
Métodos de Ensino
A metodologia será expositiva com recurso a exemplificação e sempre que possível serão feitas visitas a explorações agropecuárias.
Resultados de Aprendizagem
1- Conhecer a diversidade de sistemas de produção de frutícola, hortícola e plantas arvenses, aromáticas ou medicinais, e o seu modo de produção como condicionantes da quantidade e qualidade, referindo exemplos de exploração de cultivares Nacionais.
2- Identificar os aspetos determinantes para a qualidade dos produtos de origem vegetal, que se relacionam quer com o genótipo, quer com o ambiente em que se inserem e verificar o potencial dos selos de qualidade na sua promoção.
3- Conhecer a diversidade de sistemas de produção animal e modo de produção como condicionantes da quantidade e qualidade dos produtos de origem pecuária, referindo exemplos associados à exploração das raças autóctones.
4- Identificar os aspetos determinantes na qualidade dos produtos de origem pecuária, que se relacionam quer com o animal produtor, quer com o ambiente em que se inserem e verificar o potencial dos selos de qualidade na sua promoção.
Programa
1- Sistemas de produção agrícola mais comuns e seus calendários culturais
1.1 – Arvenses
1.2 – Frutícolas
1.3 – Hortícolas
1.4 – Plantas aromáticas, medicinais e comestíveis
2- Modos de produção agrícola
2.1 – Convencional
2.2 – Integrada
2.3- Biológica
3- Fatores determinantes para a qualidade dos produtos agrícolas
3.1 – Solo e clima
3.2 – Variedade e estado fenológico.
3.3 – Operações culturais e plano de exploração
4- Selos de qualidade
4.1- Legislação (DOP, IGP, ETG, MPB)
4.2 – Exemplos para produtos nacionais
5- Principais sistemas de produção animal
5.1- Intensivos
5.2- Extensivos
5.3- Exemplos associados às raças autóctones
6- Modos de produção animal
6.1 – Convencional
6.2 – Integrado
6.3 – Biológico
7- Fatores determinantes para a qualidade
7.1- Intrínsecos ao animal
7.2 -Extrínsecos ao animal
7.3 – Zoonoses
8- Selos de qualidade
8.1- Legislação
8.2- Exemplos nacionais
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - 1 teste de resposta curta incidente sobre o módulo 2 - 50.0%
- - 1 teste de resposta curta incidente sobre o módulo 1 - 50.0%
- - M1*0.5+M2*0.5 - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
-Agustí, M. 2004. Fruticultura. Mundi-Prensa Madrid.
-Almeida, D. 2006. Manual de Culturas Hortícolas, Vol. 1 e 2, Ed. Presença -Cunha, A. P., Ribeiro, J.A. e Roque, O.R, 2007. Plantas Aromáticas em Portugal. Caracterização e Utilizações. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 328 p.
-Cunha, A. P., Silva, A. P. e Roque, O.R, 2006. Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia. Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª ed., Lisboa, 702 p.
-DGAV 2013 – Raças Autóctones Portuguesas. MADRP.
-GPP 2012 – Portugal rural : territórios e dinâmicas. MADRP.
-Guerrero, A. 1999. Cultivos herbáceos extensivos. Ediciones Mundi-Prensa. 6ª Edición. Madrid.
-INIAP 2004 – Recursos Genéticos Animais em Portugal. Relatório Nacional, Oeiras.
-Pereira, A 1992. – Higiene e Sanidade Animal. Fundamentos da Produção Pecuária. Publicações Europa América