Programação e Algoritmos I

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular espera-se que o aluno tome contacto com vários aspectos base em termos de programação, entre os quais se destacam: A utilização do computador como ferramenta de trabalho que executa tarefas definidas pelo programador e pelo utilizador; A identificação e representação de problemas; Mapeamento/modelação de processos; Apresentação de soluções estruturais e algorítmicas; A utilização de linguagens de programação para a construção de soluções, nomeadamente as orientadas a objectos; A identificação de tipos de dados; A utilização de execução condicionada; A proposta de soluções úteis e funcionais

Programa

A unidade curricular compreende os seguintes conteúdos: O que é um algoritmo? Algoritmo sem computadores: codificação binária e jogos; introdução à codificação (CODE) utilizando pseudocódigo; programação (Code) com Scratch; Passagem do Scratch ao Python e JavaScript; utilização e definição de classes; execução condicionada, iterada e recursiva; estruturas de dados; criação de métodos; input e output de dados; os mecanismos de herança e polimorfismo; criação de aplicações compostas por várias classes.    

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ARNOW, David; WEISS, Gerald. Introduction to programming using java: an object-oriented approach Java 2 update. Reading: Addison Wesley, reprinted 2000. ISBN 0-201-61272-0; EDMONDS, Jeff. How to think about algorithms. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. ISBN 978-0-521-61410-8; SIERRA, Kathy; BATES, Bert. Head First Java 2nd ed. Beijing: O’Reilly, 2005. ISBN 0-596-00920-8; LIANG, Y. Daniel. Introduction to Java programming: comprehensive version 5th ed. Upper Saddle River, NJ: Pearson Education. 2005. ISBN 0-13-185721-5; MARTINS, F. Mário. Programação orientada aos objectos em Java 2 (Tecnologias de informação). Lisboa: FCA – Editora de Informática, 2000. ISBN 972-722-196-3; DOWNEY, Allen. How to Think Like a Computer Scientist: Java Version. 2008 Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador, Criado por?Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows, © 2011 Computer Science Unplugged (csunplugged.org). Scratch MIT: scratch.mit.edu