Conhecimentos de Base Recomendados
Espera-se que os alunos tenham atingido os objetivos propostos em Introdução à Programação.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
- Metodologias Verbais (dizer), fazendo o uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
- Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo o uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
- Metodologias práticas (fazer), fazendo o uso de ferramentas informáticas.
Resultados de Aprendizagem
- Distinguir metodologias de programação e as respetivas motivações
- Explicar o comportamento de um programa
- Criar programas bem organizados e obedecendo a convenções
- Utilizar corretamente as estruturas de controlo
- Definir o conceito de subprograma
- Utilizar adequadamente estruturas de dados
- Ler e escrever em ficheiros
Programa
- Conceitos básicos
- Compiladores, programas, dados e instruções
- Estrutura de um programa
- Operações básicas de entrada e de saída
- Compilação de um programa
- A linguagem C
- Sintaxe da linguagem
- Ambiente de desenvolvimento
- Constantes e variáveis
- Operadores
- Tipos de dados
- Entrada e saída de dados
- Instruções básicas
- Estruturas de controlo
- Funções
- Parâmetros
- Procedimentos
- Organização de um programa em subprogramas
- Ponteiros
- Sequências de caracteres
- Tabelas unidimensionais e bidimensionais
- Estruturas de dados
- Ficheiros
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Damas, L. (2019). Linguagem C. (24ª edição). FCA.
Rocha, A. (2006). Introdução à programação usando C. FCA
Rocha, A. (2014). Estruturas de dados e algoritmos em C. FCA.
Szuhay, J. (2020). Learn C Programming: A beginner’s guide to learning C programming the easy and disciplined way. Packt publishing.
Vasconcelos, J. & Carvalho, A. (2005). Algoritmia e estruturas de dados: Programação nas linguagens C e java. Edições Centro Atlântico.