Projecto e Desenvolvimento Informático

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos base para esta unidade curricular são os lecionados ao longo do curso.

Métodos de Ensino

As aulas serão lecionadas em regime de prática laboratorial, em salas de computadores. 
Será utilizada a metodologia expositiva para a apresentação dos conceitos da unidade curricular, apoiada pelos debates/discussões em aula.

A metodologia de aprendizagem baseada em projetos conduzirá à produção de um produto de software, permitindo aos alunos uma investigação ativa, aplicação prática de conhecimentos, desenvolvendo a sua autonomia e capacidade colaborativa.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se com esta unidade curricular que o aluno desenvolva capacidades de articulação dos principais conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso académico, através do desenvolvimento adequado dum projeto, de acordo com o ciclo de vida de desenvolvimento de projetos de software.

Objetivos
O aluno deverá ser capaz de desenvolver as principais atividades associadas à implementação dum projeto informático, tais como, levantamento e análise dos requisitos, desenho do sistema, implementação das bases de dados, codificação e testes ao sistema.

 Competências
Pretende-se dar um maior enfâse às competências técnicas, de gestão de projetos e de trabalho em equipa. Os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, nas mais variadas unidades curriculares serão aplicados no desenvolvimento do projeto, permitindo o domínio de novas ferramentas e tecnologias. Paralelamente, planeando e organizando a execução das tarefas de forma eficiente, assegurando o cumprimento de prazos. Por fim pretende-se que o trabalho em equipa, os capacite a uma colaboração eficaz, partilhando responsabilidades, culminando na satisfação dos objetivos do projeto.  

 

 

Programa

1. Seleção e descrição detalhada do projeto
1.1. Discussão sobre a importância da escolha do tema do projeto

2. Planeamento do projeto
2.1. Metodologias de gestão de projetos
2.1.1 Metodologia tradicional em cascata
2.1.2 Metodologias ágeis
2.2. Ferramentas de apoio à gestão de projetos
2.3. Seleção de tecnologias e ferramentas

3. Análise e especificação de requisitos
3.1. Fundamentos sobre requisitos de software
3.2. Modelação do processo de negócios
3.3. Análise de casos de uso
3.4. Requisitos funcionais
3.5. Requisitos não funcionais

4 – Desenvolvimento do projeto
4.1. Início do desenvolvimento do projeto prático
4.2. Modelação de dados e arquitetura de software
4.3. Controlo e feedback contínuo

5 – Realização de testes
5.1. Elaborar plano de testes
5.2. Execução de testes
5.3. Relatório de testes

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia fundamental:

[1] António Miguel, Gestão Moderna de Projetos Melhores Técnicas e Práticas (8ª Edição Atualizada), ISBN: 9789727228881, FCA-Editora, 2019.

[2] Jack R. Meredith, Mantel Jr., Samuel J., Scott M. Shafer, Margaret M. Sutton, Project Management in Practice, 6th edition, ISBN-13: 978-1119385622, 2016.

[3] João Paulo Pinto, Christiane Tscharf, A gestão ágil de projetos, ISBN: 978-972-722-900-0, FCA-Editora, 2019

Bibliografia complementar:

[1] Borges, J., Cunha, J. e Dias, T. Modelação de Dados em UML – Uma Abordagem por Problemas: FCA-Editora, 2015.

[2] Craig L. (2004). Applying UML and Patterns: An Introduction to Object-Oriented Analysis and Design and Iterative Development (3rd Edition): Pearson Education (US).