Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
6.1- Apresentação, análise e discussão de obras de arte. Orientação e acompanhamento dos trabalhos em oficina e estúdio;
6.2- Dada a especificidade desta unidade curricular, o aluno deve garantir a presença mínima em 40 horas de contacto (aulas), assistindo-lhe, nessa condição, o direito à realização de exame, caso não tenha obtido aprovação por avaliação contínua.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Participação presencial – peso de 10% na avaliação global;
– Trabalhos práticos – peso de 90% na avaliação global.
EXAME
– Componente Teórica – peso de 30% na avaliação global do exame;
– Componente Prática – peso de 70% na avaliação global do exame.
Resultados de Aprendizagem
3.1- Conhecer as fases da metodologia do projeto artístico;
3.2- Analisar e estudar um problema ou questão, e definir objetivos e imaginar soluções;
3.3- Justificar a viabilidade de execução e previsão de custos;
3.4- Escolher uma técnica e explorar as suas possibilidades de desenvolvimento;
3.5- Desenvolver abordagens de intervenção artística centradas nos conceitos, “feminismo”, “intervenção”, “street art”/”arte urbana”, “arte pública” ou “arte e natureza”.
Programa
4.1- Introdução ao projeto artístico;
4.2- Proposta de integração de um projeto centrado em uma das seguintes técnicas: Desenho, Pintura, Escultura, Fotografia, Instalação, Vídeo.
4.3- O processo criativo: ideia/conceito/ensaios; estudo e projeto preliminar/recursos e orçamento;
4.4- Realização/produção;
4.5- Interação /participação/colaboração com o público e comunidade envolvente;
4.6- Apresentação final: projeto de exposição, mostra, intervenção, instalação em local (site-specific).
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalhos práticos - 90.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Componente prática - 70.0%
- - Componente teórica - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Dexter, E. (2006). Vitamin D: New Perspectives in drawing. Phaidon Press.
Fuga, A.(2005). Techniques et matériaux des arts. Éditions Hazan.
O ́Reilly, D. (2009). The Body in Contemporary Art.Thames and Hudson.
Pinharanda, J. (2011). Pedro Cabrita Reis One after another, a few silent steps. Hatje Cantz.
Kaye, N. (2004). Site-Specific art: performance, place and documentation. Routledge.
Kwon, M. (2004). One Place after another: site-specific art and location identity. MIT press.
Minguet, J. (2013). Art of Paper.Instituto Monsa de Ediciones.
Minguet, J. (2014). Pop Papercraft: Cut, Fold, Glue! Instituto Monsa de
Ediciones.
Reis, C. (1988). Da luz como na noite. Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Rivers, C. (2010). Reinventing Letterpress. Rotovision.
Schmidt, C. (2010). Print Workshop. Potter Craft.