Projeto de Empreendedorismo Territorial

Conhecimentos de Base Recomendados

Nesta UC não são requeridos conhecimentos de base.

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Metodologias Verbais (dizer) / Metodologias Intuitivas (mostrar), Exposição, Explicação, Diálogo. A Metodologia Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos.
2. Metodologias Ativas (fazer), Estudo de Casos. Metodologia Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos.
3. Metodologias Colaborativas, através da realização de trabalhos em grupo.

 

Resultados de Aprendizagem

Apesar do atual desenvolvimento das economias, o empreendedorismo continua a ser um fator critico, principalmente nos eixos de crescimento económico, geração de emprego, redução das assimetrias regionais e afirmação pessoal. Pretende-se com esta UC sensibilizar os alunos para a importância do empreendedorismo quer como uma alternativa de carreira ou como um modo de evolução dentro duma Organização onde o empreendedor já esteja a trabalhar.
No âmbito desta unidade curricular, os alunos devem adquirir conhecimento teórico e prático que lhes permita:
– Entender o empreendedorismo como uma força de desenvolvimento e de vitalidade económica da sociedade.
– Saber que o processo empreendedor pode ocorrer no âmbito de empresas existentes ou por via da criação de novas empresas de raiz.
– Entender o empreendedorismo como uma filosofia de vida pessoal que fomenta a mudança e encontra nas alterações (tecnológicas) disruptivas do mercado novas oportunidades de negócio e de realização pessoal.
– Ter presente que o empreendedor capta antecipadamente as novas tendências do mercado e gera novos hábitos de consumo através da criação de produtos e serviços inovadores.
– Estimular o potencial empreendedor dos alunos, conhecer o processo de decisão e os determinantes da criação de empresas e analisar a viabilidade económico-financeira de um projeto de investimento.
– Desenvolver uma atitude empreendedora através da compreensão dos objetivos e comportamentos empresariais.
– Diagnosticar oportunidades de negócio no mercado.
– Compreender e estruturar o processo de deteção e análise de oportunidades de negócio.
– Desenvolver competências empreendedoras.
– Desenvolver ideias e modelos de negócio.
– Elaborar e construir um plano de negócios.
– Elaborar um plano de negócios e avaliar a viabilidade económico-financeira de um projeto de investimento.
– Elaborar um projeto de investimento e analisar a viabilidade económica e financeira do negócio.
– Reconhecer as diferentes componentes de um projeto empreendedor.
– Explicar as diferentes componentes de um projeto empreendedor.
– Saber relacionar conceitos; desenvolver e redigir um projeto empreendedor.
– Fazer uma análise crítica de um projeto empreendedor.
– Redigir e apresentar em público uma ideia de empreendedorismo e um plano de negócios.
– Definir critérios para avaliação do potencial de um novo negócio e dos recursos necessários para o desenvolver e implementar.
– Desenvolver instrumentos de análise financeira necessários para analisar e calcular as necessidades de financiamento e para elaborar previsões da rentabilidade futura de um novo negócio.
– Identificar fontes de financiamento para novos negócios.
– Definir uma estratégia de implementação do negócio através da elaboração de um plano de negócios.
– Adquirir conhecimentos essenciais em empreendedorismo e compreensão de como iniciar e gerir a sua própria empresa.
– Compreender o papel dos elementos da equipa de projeto no planeamento e lançamento de um novo negócio, e do tipo de parceiros que um candidato a empresário deve procurar para desenvolver a sua ideia de negócio.

Programa

1. Visão integrada e abrangente sobre empreendedorismo
1.1. Definições, conceitos e determinantes do empreendedorismo.
1.2. Condições estruturais que favorecem o empreendedorismo e o desenvolvimento económico.
1.3. Conceitos, teorias e processos do empreendedorismo.
1.4. Abordagens teóricas acerca do empreendedorismo.
1.5. Importância da inovação no empreendedorismo territorial
1.6. Empreendedorismo e desenvolvimento do território
1.7. Importância das estratégias de marketing territorial no desenvolvimento do territorio.

2. O empreendedorismo e os empreendedores.
2.1. O empreendedorismo e o espírito empresarial.
2.2. O espirito empreendedor, as capacidades e competências do empreendedor
2.3. O processo empreendedor.
2.4. As Estratégias empreendedoras.

3. Oportunidades, ideias e inovação.
3.1. O Ambiente para a criação e formulação da Ideia.
3.2. A Ideia no contexto Empresarial – A ideia – o produto/serviço.
3.3. A Estrutura Formal de suporte à Ideia.

4. Metodologia para a escolha do projeto empresarial.
4.1. Da ideia á definição do negócio.
4.2 – Formular, implementar e gerir uma ideia de negócio.
4.3 – O Plano de negócios.

4.3.1. Formalização do plano de negócios.
4.3.2. O Conceito de Plano de Negócios.
4.3.3. A Importância do plano de negócios.
4.3.4. Elementos de um plano de negócios.
4.3.4. Metodologia do Plano de Negócios.
4.3.5. Etapas de elaboração de um plano de negócios.
4.3.6. O mercado e a Estratégia de marketing.
4.3.7. Critérios de Avaliação dos Planos de Negócios.
4.3.8. Analisar a viabilidade económica–financeira de um projeto de investimento.

5. Financiamento dirigido ao empreendedorismo.
5.1. Formas de financiamento de um negócio / projeto.

6. Do projeto à criação da empresa.
6.1. As principais etapas de criação de uma empresa.

7. Lidar com o Sucesso / insucesso empresarial.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliacao periodica
  • - Trabalho de grupo ' plano de negocios - 30.0%
  • - actividade pratica negocio por um dia - 20.0%
  • - 1 frequencia escrita - 50.0%
avalicao final por exame
  • - plano de negocios - 30.0%
  • - exame escrito - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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