Conhecimentos de Base Recomendados
Mecânica e Resistência dos Materiais, Mecânica Estrutural, Betão Armado, Fundações.
Métodos de Ensino
Nas Aulas Teórico-Práticas usa-se o método expositivo e fomenta-se a reflexão sobre assuntos introduzidos numa perspectiva dos conhecimentos já adquiridos. As Aulas Práticas-Laboratoriais são dedicadas à realização de um trabalho prático de grupo. O trabalho desenvolve-se com o acompanhamento próximo do docente. Os alunos organizam-se em grupos de dois elementos. Nas Aulas Tutoriais é feito o acompanhamento dos alunos, através do esclarecimento de dúvidas.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos: Análise, dimensionamento e pormenorização de estruturas porticadas em betão armado para edifícios de pequeno e médio porte, no enquadramento regulamentar português. Competências Genéricas: Aplicação de conhecimentos e compreensão; realização de julgamento e tomada de decisão; comunicação; auto-aprendizagem; Competências Específicas: Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão no domínio das estruturas de betão armado usadas em de edifícios de pequeno e médio porte, ao nível de metodologias de análise, dimensionamento e pormenorização, bem como da elaboração de memórias de cálculo; competências para projecto de estruturas de edifícios com fundações directas.
Programa
Introdução: âmbito e objectivos; as fases de um projecto; a responsabilidade pela elaboração dos projectos, sequência de procedimentos. Concepção da estrutura: aspectos gerais; os condicionalismos (arquitectónicos, relacionados com a localização do edifício, resultantes da finalidade do edifício, de ordem económica e estética, outros condicionalismos); as grandes opções estruturais. Critérios gerais de verificação de segurança: estados limites de utilização e estados limites últimos; acções; combinações de acções. Quantificação de acções: acções permanentes; acções variáveis (variações da temperatura, acção do vento, acção da neve, sobrecargas, acção dos sismos). Análise sísmica: cálculo da acção do sismo; distribuição da acção do sismo. Cálculo de esforços: metodologia; carregamentos dos pórticos; combinações de acções; cálculo de esforços. Dimensionamento de elementos de betão armado: disposições gerais; escolha dos materiais; disposições construtivas gerais; disposições construtivas específicas. Apresentação do projecto: introdução; peças escritas (memória descritiva e justificativa, estudos geotécnicos, cálculos); peças desenhadas (plantas estruturais, plantas de armaduras de lajes; pormenorização de elementos de betão armado).
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Projecto de Estruturas Correntes – compilação de textos elaborados pelos docentes e outros autores.
NP EN 1990 (2009); Eurocódigo – Bases para o Projecto de Estruturas, IPQ.
NP EN 1991-1-1 (2009); Eurocódigo 1 – Acções em Estruturas, Parte 1-1: Acções Gerais – Pesos Volúmicos, Pesos Próprios, Sobrecargas em Edifícios, IPQ.
NP EN 1991-1-3 (2009); Eurocódigo 1 – Acções em Estruturas, Parte 1-3: Acções Gerais – Acções da Neve, IPQ.
NP EN 1991-1-4 (2010); Eurocódigo 1 – Acções em Estruturas, Parte 1-4: Acções Gerais – Acções do Vento, IPQ.
NP EN 1991-1-5 (2010); Eurocódigo 1 – Acções em Estruturas, Parte 1-5: Acções Gerais – Acções térmicas, IPQ.
NP EN 1992-1-1 (2010); Eurocódigo 2 – Projecto de Estruturas de Betão, Parte 1-1: Regras Gerais e Regras para Edifícios, IPQ.
NP EN 1998-1 (2010); Eurocódigo 8 – Projecto de Estruturas para Resistência aos Sismos, Parte 1: Regras Gerais, Acções Sísmicas e Regras para Edifícios, IPQ.
NP EN 206-1 (2007); Betão. Especificação, desempenho, produção e conformidade, IPQ.
NP EN 13670 (2011); Execução de estruturas em betão, IPQ.