Conhecimentos de Base Recomendados
Engenharia da Qualidade, Marketing
Métodos de Ensino
Aulas de apresentação de conteúdos teóricos expositivas. Aulas práticas de análise da evolução dos projectos.
Resultados de Aprendizagem
Dotar os discentes da capacidade de: a. Desenvolver estratégias de planeamento de portfólios de produto; b. Identificação das necessidades do cliente; c. Definição de especificações; d. Geração de conceitos; e. Teste de conceitos com metodologias adequadas. Dotar os discentes de capacidade de entendimento do design robusto e do uso de Métodos de Taguchi como ferramentas de design robusto.
Programa
1. Comportamento dos consumidores
2. Processos de desenvolvimento de portfólio de produtos e organizações
3. Planeamento de produtos – timing e estratégias
4. Identificação das necessidades dos clientes – ferramentas de pesquisa de mercado
5. Especificações do produto
6. Geração de conceitos
7. Selecção de conceitos
8. Teste de conceitos
9. Projeto robusto via Métodos de Taguchi – introdução ao design de experiências
10. Estimativa de custos de produção
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Apresentação final - 20.0%
- - Relatório - 60.0%
- - Apresentações sumativas e discussões - 20.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Kotler, P., Keller, K. L. Administração de Marketing, 12.ª Ed., Pearson (2006)
Malhotra, N. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada, 6.ª Ed., Bookman (2012)
Mitra, A. Fundamentals of Quality Control and Improvement, 3rd. Ed., Willey (2012)
Otto, K., Wood, K. Product Design – Techniques in Reverse Engineering and New Product Development, Prentice Hall (2001)
Pires, A.R. Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos, Edições Sílabo (1999)
Raghavarao, D., Wiley, J.B., Chitturi, P. Choice-based Conjoint Analysis – Models and Designs, CRC Press (2011)
Rosenau Jr., M.D. The PDMA Handbook of New Product Development, John Willey & Sons (1996)
Ulrich, K.T., Eppinger, S.D. Product Design and Development, 4th. Ed. McGraw-Hill (2008)