Projeto em Espaço Urbano

N/A

Nas aulas Teórico-Práticas usa-se o método expositivo (com recolha regular de feedback) durante a explicação dos assuntos teóricos e procede-se à resolução de exercícios em grupo e individualmente.
Os alunos realizam três exercícios práticos de interpretação técnico-científica e pesquisa em grupo cuja avaliação vale 40% da nota final..
Nas aulas Tutoriais segue-se uma metodologia por competências e aprendizagem em grupo (trabalho em equipa). Além disso, será feito o acompanhamento dos alunos, através do esclarecimento de dúvidas teóricas, de resolução de exercícios e de orientação dos exercícios práticos.
Avaliação: é realizado um Exame Final (EF) que consta de uma parte teórica e de uma parte teórico-prática; A aprovação obriga a que a nota EF seja maior ou igual que 10 valores; Dois dos exercícios práticos são alvo de apresentação oral à turma.

– Conhecimentos sobre a problemática das cidades e a sua evolução histórica
– Conhecimentos e capacidade de compreensão no domínio da construção no contexto construído (loteamentos, edifícios isolados, etc.),
– Competências de análise de espaços públicos urbanos (praças, espaços públicos de desporto e lazer, etc.)
– Conhecimentos sobre mobiliário urbano, sua função e inserção urbana
– Competências de apresentação pública de trabalhos

As cidades
? Introdução e conceitos; o papel das cidades nas sociedades contemporâneas
? Principais modelos de cidades ao longo dos tempos
? A estrutura interna dos aglomerados: compreensão da relação entre forma e função
Elementos de Desenho Urbano
? Conceitos fundamentais e componentes principais
? Padrões básicos de composição urbana.
? Infraestruturas urbanas e seu impacto no Desenho Urbano
Edificar em contexto construído
? Noções básicas de inserção e enquadramento de loteamentos e construções isoladas no ambiente construído
? Instrumentos de gestão territorial à escala urbana