Projeto Final de Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

Os tempos de contacto incluirão:

(i) sessões em formato de seminários temáticos, organizados por conteúdos pluridisciplinares específicos; as sessões serão conduzidas por docentes das diversas áreas e por especialistas convidados, decorrendo no início do período letivo; Na edição de 2022/23 tal pode ser atingido pela participação num projeto internacional de aprendizagem híbrida.

(ii) sessões/aulas tutoriais, (posteriormente aos seminários ou parcialmente intercalados), onde serão exploradas competências de aprendizagem individual e de capacidade, organização e desenvolvimento de estudos ou projetos; estas sessões serão lecionadas por docentes das respetivas áreas disciplinares.

(iii) sessões públicas de apresentação e discussão dos trabalhos, por cada aluno, no final do período letivo.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: Conhecer assuntos complementares transversais às diversas áreas, abordados em seminários temáticos e enquadrados nas vertentes de gestão sustentável e reabilitação das cidades, incluindo inovações e respetivos procedimentos e regras de execução ou aplicação; Aprofundar o conhecimento de conteúdos específicos, em uma das áreas da formação do curso, através do desenvolvimento de um estudo/projeto; Fornecer experiência tecnológica especializada; Desenvolver capacidade de crítica e tomada de decisão.

Competências Genéricas: Aquisição de conhecimentos e de compreensão; realização de julgamento e tomada de decisão; assegurar qualidade e segurança; comunicação, autoaprendizagem, capacidade de apresentação e de discussão.

Competências Específicas: conhecimentos e capacidade de compreensão nos domínios de formação propostos; competências de desenvolvimento de estudos ou projetos focados em temas específicos; competências de acompanhamento de projetos.

Programa

1. Conhecimentos complementares especializados, abordados em formato de seminários temáticos multidisciplinares, abrangendo as áreas de conhecimento do curso [(i) mecânica estrutural; (ii) construções; (iii) geotecnia; (iv) hidráulica, ambiente e recursos hídricos; (v) território e transportes] mas também outras para além destas. Esta componente pode ser cumprida através da participação num projeto internacional (BIP).

 2. Desenvolvimento de estudo ou projeto específico, em uma área de formação do curso, com acompanhamento em aulas/sessões tutoriais efetuado pelos docentes: (i) constituição e fases de um estudo ou de um projeto; (ii) seleção e abordagem ao tema; (iii) organização e desenvolvimento do trabalho. 

 3. Apresentação e discussão de estudo ou projeto, em sessões públicas.

O/A aluno/a pode ainda decidir efetuar um período de estágio de 4 semanas, cujo relatório será também valorizado (caso não seja feito no contexto do desenvolvimento do projeto descrito acima

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia disponibilizada pelos docentes e especialistas que lecionam/proferem as sessões de seminário.